ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Surgem novas denúncias de tentativas de golpe de Fujimori no Peru

Após três semanas de espera dos resultados oficiais, Keiko pede visita da OEA e se envolve em escândalo de subornos

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Peruanos esperam há três semanas confirmação do resultado eleitoral enquanto surgem denúncias de tentantivas de golpes - Telesur

O Peru continua à espera da declaração do resultado oficial pela Justiça Eleitoral. Nas últimas sessões o Jurado Nacional Eleitoral (JNE) rejeitou 27 pedidos de revisão feitos pelo partido Força Popular por falta de provas. Diante dos novos revezes, Keiko Fujimori passou a solicitar uma revisão da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O organismo já havia se manifestado sobre o processo eleitoral realizado no dia 6 de junho, afirmando que se desenvolveu de maneira satisfatória. A União Europeia e a própria embaixada dos Estados Unidos em Lima também expressaram "confiança" nos organismos eleitorais peruanos.

Eleições Peru 2021: Acompanhe cobertura completa

Já o partido de Pedro Castillo, destacou que o JNE tem apenas até 28 de julho para se manifestar, data em que o novo presidente deve assumir o cargo.

"A única coisa que o partido Força Popular busca é dilatar o tempo para a proclamação de Pedro Castillo como presidente", declarou Aníbal Torres, advogado do partido Peru Livre. 


Pedro Castillo realizou comício em Cusco na última sexta-feira (25), para pedir apoio pela defesa do resultado das urnas / Divulgação/ Pedro Castillo

Nos dois últimos sábados, tanto Castillo como Fujimori convocaram manifestações na capital, Lima. Por um lado, o presidente eleito pelas urnas pede calma aos seus simpatizantes, mas que estejam prontos para defender o resultado.

Por outro, Fujimori insiste em denunciar uma suposta fraude. "Já sabemos o que fizeram para mudar a eleição. Hoje necessitamos saber como fizeram", afirmou durante ato. 

A diferença entre os dois oponentes foi de apenas 41 mil votos, Pedro Castillo obteve 50,12% da votação, enquanto Keiko Fujimori 49,87%.

 


Simpatizantes de Keiko se reuniram no sábado (26), em Lima, sob os pedidos 'respeita meu voto' e 'não ao comunismo' / Janine Costa / AFP

Tentantiva de golpe

À medida que o fim do processo eleitoral se dilata, aumentam denúncias de tentativas de golpe.

O ex-ministro de Relações Exteriores, Fernando "Popy" Oliveira apresentou uma série de áudios de Vladimiro Montesinos, militar e ex-assessor de Alberto Fujimori, planejando um golpe para impedir que Pedro Castillo assumisse a presidência. 

O material de tornou público no último sábado (26), no entanto teriam sido enviados no dia 10 de junho, logo após a Justiça Eleitoral negar os primeiros pedidos de anulação interpostos pelo partido Força Popular.

:: Artigo | O verdadeiro antifujimorismo em Lima: popular e eco da alegria nacional :: 

Nas mensagens o ex-assessor do pai de Keiko propõe colocar em prática um "plano B" que incluía suborno de magistrados do Jurado Nacional Eleitoral.

Montesinos tem 76 anos e está preso por cometer crimes de lesa humanidade durante a ditadura de Fujimori.

Depois da denúncia, Fernando Oliveira (Frente pela Esperança) pediu a realização de novas eleições com um novo poder eleitoral e um novo JNE. 

Edição: Vivian Virissimo