Ouça e Assista

Tempero da Notícia: um Cavalo de Troia na CPI da Covid?

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990; em sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Divulgação BdF
Seja qual for a resposta sobre o depoimento de Dominghetti, o povo volta às ruas pelo fora Bolsonaro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid começou a semana ainda sob os impactos dos depoimentos do deputado Luis Miranda (DEM-DF) e do servidor Luis Ricardo Miranda, irmão do parlamentar. Em testemunho, eles alegaram ciência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em possíveis irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin, o que incrementou pedidos de investigação por prevaricação.

Mas foi outro depoente que "roubou a cena", levantando dúvidas se estava ali apenas para fazer uma cortina de fumaça, ou se realmente havia sido testemunha de um crime de corrupção. Trata-se do cabo da Polícia Militar de Minas Gerais Luiz Paulo Dominghetti Pereira, que foi ouvido pela CPI como representante da empresa estadunidense Davati Medical Supply, após declarar à Folha de São Paulo que o Governo Bolsonaro pediu propina de US$ 1 por dose de vacina.

Este é um dos destaques do Programa Tempero da Notícia, desta sexta-feira, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Partidos de oposição e ex-aliados de Bolsonaro protocolaram na quarta-feira (30), um superpedido de impeachment na Câmara. O documento tipifica 23 crimes que teriam sido cometidos pelo presidente. Movimentos populares e sociais também participaram do ato e reforçam o chamado para as manifestações deste final de semana.  

Ainda mais acuado, o presidente voltou a defender o voto impresso para garantir eleições limpas em 2022, afirmou que se assim não ocorrer, o Brasil terá problemas e ainda disse que a liberdade de Lula foi uma manobra eleitoral para vencer a eleição baseada em uma fraude. 

Enquanto os ataques à democracia seguiam, William J. Burns, diretor da CIA, fez uma visita oficial na quinta-feira (1), para se reunir com os ministros Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Augusto Heleno (Segurança Institucional), dois militares.

O programa leva para a Panela de Pressão o líder do governo na Câmara de Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), que tem histórico de corrupção e ataques ao sistema público de saúde.

No cafezinho da semana, Rodrigo Vianna fala sobre um herói nacional, o abolicionista Luiz Gama, que recebeu da Universidade de São Paulo (USP) o título de doutor “honoris causa” póstumo, a mesma universidade que 170 anos atrás o proibiu de frenquentar as aulas de direito no Largo São Francisco.

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube e na TVT.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.

Edição: Isa Chedid