PORTARIA PUBLICADA

Idosos acima de 80 anos podem agendar prova de vida em casa

Processo pode ser feito pela central 135 e pelo aplicativo Meu INSS, não é necessário que seja feito o cadastramento

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O requerimento, que vai funcionar como comprovação, pode ser feito por terceiros - Helena Pontes/Agência IBGE de Notícias

Pessoas idosas com mais de 80 anos e beneficiários com dificuldade de locomoção vão poder fazer a prova de vida em suas casas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (5) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aqueles que têm mais de 80 anos vão poder pedir o serviço por meio de um requerimento e os com mobilidade reduzida vão ter a possibilidade mediante visita de representante do instituto.

Segundo a portaria, a visita vai favorecer aqueles "sem procurador ou representante legal cadastrado", e o requerimento, que vai funcionar como comprovação, pode ser feito por terceiros. O processo pode ser feito pela central 135 e pelo aplicativo Meu INSS, não é preciso que seja feito um cadastramento de procuração para a ação.

:: Negligência contra pessoa idosa é a violação com maior casos de denúncias ::

No entanto, a portaria diz que o atestado médico ou declaração precisam ser apresentados nos mesmos moldes dos documentos exigidos para a inclusão de procuração para recebimento de benefício.

Os requerimentos que forem feitos por meio do aplicativo vão precisar que a comprovação documental de dificuldade de locomoção seja anexada. Aqueles que forem feitos pelo 135 terão o cadastro da tarefa feito pela central.

Ao selecionar o tipo de tarefa, os beneficiários com dificuldade de locomoção vão precisar selecionar a opção Solicitar prova de vida - dificuldade de locomoção, com a modalidade atendimento à distância, código 4972 e sigla PVIDADIFLO. O cumprimento do serviço deve ser feito de forma emergencial e com prioridade.

Leia também: Suspensão de prova de vida para servidores federais aposentados é ampliado até julho

Já aqueles que têm mais de 80 anos vão poder pedir o atendimento por meio do serviço Solicitar Prova de Vida - Maior de 80 anos. O código para ser usado é 4952 e a sigla PVIDAIDOSO. O cumprimento da tarefa também deve ser feito de forma prioritária e emergencial.

A tarefa Solicitar Prova de Vida - Maior de 80 anos vai criar de forma automática uma outra tarefa, a Pesquisa Externa - Prova de Vida. O Código para ela é 4953 e a sigla PEXPROVIDA. Ela também deve ser cumprida de forma emergencial e prioritária.

Edição: Rebeca Cavalcante