Pandemia

Médicas consideram precipitado anúncio de prefeito de SP sobre carnaval e réveillon em 2022

Edição do Jornal Brasil Atual também traz um resumo da sessão desta terça-feira (6) da CPI da Covid

Ouça o áudio:

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), pretende liberar as festas do ano que vem, em função do nível da vacinação e da ocupação de leitos de UTI - Agência Brasil

Segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Conass, o Brasil registrou no último domingo 830 mortes e 27 mil 783 novos casos de Covid-19.

Embora a média móvel de óbitos esteja caindo nas últimas duas semanas, os casos de pessoas contaminadas e mortes por Coronavírus no país ainda são elevados.

Na semana passada, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes considerou que, por conta da redução no número de leitos de UTIs utilizados por pacientes infectados pela covid-19 na cidade, já é possível planejar o Carnaval e o Réveillon em 2022, duas das principais festas que mais atraem turistas para a capital. 

Na avaliação do médico de família e integrante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, Aristóteles Cardona Júnior, ainda é muito cedo para pensar em planejar aglomerações. Para Cardona, os países que já começaram a promover eventos com a participação do público, seguem uma série de medidas e disponibilizam de estrutura que o Brasil não possui. 

Mesmo que em algumas cidades a vacinação imunizante contra o coronavírus já esteja mais avançada, para o integrante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares não é possível afirmar que a pandemia esteja controlada no Brasil.

A médica Ligia Bahia, especialista em Saúde Pública e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lembra que os cuidados precisam continuar, mesmo que até o final do ano a grande maioria da população brasileira esteja vacinada. 

Segundo a doutora Ligia, é preciso levar em consideração também que esses eventos atraem não apenas pessoas de outros estados mas também de outros países, o que pode aumentar o contágio das pessoas com as variantes do coronavírus. 

*Com informações de Larissa Bohrer
 

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos