Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

TRANSPARÊNCIA

Venezuela recebe missão de observação da União Europeia para eleições regionais

Grupo irá acompanhar auditorias do sistema eleitoral venezuelano à convite das autoridades

06.jul.2021 às 16h13
Caracas (Venezuela)
Michele de Mello

Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela irá mostrar detalhes do sistema eleitoral à missão de observação da União Europeia - CNE

Nesta terça-feira (6), a Venezuela recebe uma missão de verificação eleitoral da União Europeia, como etapa prévia às eleições regionais de novembro. O grupo de especialistas irá dialogar com o Conselho Nacional Eleitoral venezuelano e acompanhar uma das 16 auditorias realizadas antes de todos os processos eleitorais.

O que está acontecendo na Venezuela? Veja cobertura completa

O CNE enviou um convite para a União Europeia e também à Organização das Nações Unidas (ONU) para certificar a transparência e confiança no sistema eleitoral venezuelano.

No dia 21 de novembro, a Venezuela irá eleger governadores, prefeitos e vereadores. Em maio, o parlamento venezuelano havia nomeado um novo poder eleitoral que já iniciou o calendário de atividades.

Na última semana, o CNE habilitou 20 organizações políticas a participar do processo, incluindo a Mesa de Unidade Democrática (MUD), legenda que unificou 33 partidos de oposição e saiu vitoriosa nas eleições legislativas de 2015. Dessa forma, um total de 42 partidos, 64 organizações regionais e 24 organizações indígenas poderão disputar as próximas eleições. 

Leia também: Assembleia Nacional da Venezuela investiga enriquecimento ilícito de ex-deputados

Esse seria um gesto do poder eleitoral para incentivar a participação de opositores que agora debatem entre si para tentar construir novamente uma chapa de unidade.

Alguns defendem a realização de eleições primárias, outros afirmam que os candidatos da aliança deveriam ser os melhores posicionados nas pesquisas de opinião. Mas o fato é que até agora não há acordo. 

Segundo uma pesquisa da consultora Hinterlaces, 75% dos venezuelanos considera um erro a postura de parte da oposição de extrema-direita de não participar das eleições. Enquanto 62% acredita que Juan Guaidó e Leopoldo López, líderes do partido Vontade Popular, deveriam ser punidos por crimes de corrupção. 


Poder Eleitoral realiza jornadas de atualização de registro de eleitor em todos os estados para incentivar a participação / CNE

Outro desafio é aumentar a participação do eleitorado. Nos dois últimos processos, a participação caiu de 60%, nas eleições presidenciais de 2018, para 30%, nas legislativas de 2020.

Já o partido governante, o Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv), realizou uma primeira seleção interna elencando 100 mil pré-candidaturas. Nessa primeira etapa alguns dos atuais governantes ficaram de fora da disputa por não ter alcançado 30% da preferência da militância. Foi o caso da prefeita de Caracas, Érika Farias.

De acordo com Hinterlaces, o Psuv ainda é o partido com melhor avaliação popular, com 26% de aceitação, enquanto os quatro maiores partidos de oposição, o chamado G4, não somam mais de 5% da preferência.
 

📊🇻🇪 #MonitorPaís Hinterlaces 2021 • 𝗛𝗜𝗡𝗧𝗘𝗥𝗟𝗔𝗖𝗘𝗦.𝗡𝗘𝗧 presenta el RANKING DE PARTIDOS POLÍTICOS en Venezuela. 💚, comenta y comparte 𝘐𝘯𝘵𝘦𝘭𝘪𝘨𝘦𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘥𝘦𝘤𝘪𝘥𝘪𝘳 #3Jun pic.twitter.com/HxmCgHizZu

— 𝙃𝙞𝙣𝙩𝙚𝙧𝙡𝙖𝙘𝙚𝙨 (@HinterlacesNet) June 4, 2021

No dia 8 de agosto serão celebradas as eleições primárias para definir quem serão os postulantes. Enquanto a campanha começa somente em outubro.

:: Veja o calendário eleitoral completo :: 

Paralelamente, o poder eleitoral mantém os operativos de atualização do registro de eleitor. Já são 250 mil novos eleitores registrados para participar das eleições de novembro. A expectativa é o que eleitorado total ultrapasse 20 milhões de pessoas.

Editado por: Leandro Melito
Tags: venezuela
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ARTIGO

Pepe Mujica e a leveza subversiva de um outro mundo possível

POVO NA RUA

Movimentos pressionam por moradia e apoio ao campo em ato unificado nas ruas de Porto Alegre nesta quinta (15)

VIOLÊNCIA

Governo federal se reúne em Brasília para discutir despejo na favela do Moinho

São Paulo

Na favela do Moinho, cresce apelo a Lula por fim de violência policial do governo Tarcísio

Artigo

Poderá a IA ser programada com ética?

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.