agroecologia sítio

No interior de São Paulo, agricultor regenera 80% da mata em seu sítio

A propriedade Duas Cachoeiras é reconhecida como uma reserva particular do patrimônio natural

Ouça o áudio:

O agricultor e professor, Guaraci, transformou a paisagem local - Sítio Duas Cachoeiras
Não é um trabalho que comercializamos, mas distribuímos para a comunidade da região

Na cidade de Amparo, em São Paulo, o professor e produtor, Guaraci Diniz, mantém o seu sítio de forma totalmente agroecológica e agroflorestal.

São experiências de cultivo orgânico, criação de animais e recuperação do solo e água que evidencia a possibilidade de produzir alimentos saudáveis em harmonia com o meio ambiente. O sitiante expõe algumas atividades que desenvolve no terreno.

:: Caatinga: ONG semeia convivência harmoniosa com o bioma exclusivamente brasileiro :: 

“Tinha uma cocheira de cavalo aqui que nós transformamos em um pequeno laboratório. Produzimos as tinturas, pós, ervas, pomadas, tudo que precisamos, não é um trabalho que comercializamos, mas distribuímos pra comunidade da região", comenta.

Há mais de 20 anos, Guaraci  planta em 30 hectares de terra arroz, soja, feijão, girassol, mandioca, abóbora e vários outros alimentos sem usar nenhum tipo de veneno e agrotóxico e de acordo com o sitiante, ele consegue obter da propriedade 87% do que precisa para viver.

:: Plantar 100 milhões de árvores: confira a campanha do MST no programa Bem Viver :: 

“Estamos em um momento que precisamos repensar esse processo todo, precisamos rever aonde queremos chegar e está muito disponível essa informação. Ainda bem que tem gente que está criando esse processo, mas ainda está pressionado pela lógica dos sistema”, afirma o sitiante.

Diante desta riqueza florestal e agroecológica, Guaraci desenvolve vários projetos no sítio com diversos parceiros para fomentar a educação ambiental. 

São atividades e cursos que ensinam a restaurar, conservar, além das pesquisas de campo e estudos sobre  agricultura, quase que diariamente, o sítio recebe crianças, adolescentes e adultos que querem conhecer essa experiência de perto.

Edição: Douglas Matos