MINISTRO

Calheiros defende que Lorenzoni seja convocado para CPI da Covid: "Crime de falsidade"

Relator da Comissão acredita que tenha sido apresentado um documento falso durante coletiva de imprensa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ministro Onyx Lorenzoni tentou defender Bolsonaro a respeito de denúncia feita por Luis Miranda - Evarista Sá/AFP

O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, disse que vai convocar o ministro Onyx Lorenzoni, da Secretaria-Geral da Presidência, para depor. Ele afirmou que o ministro apresentou documento falso e mentiu durante um pronunciamento que fez no mês passado em defesa do presidente Jair Bolsonaro.

O presidente teve seu nome envolvido em suspeitas de uma compra ilegal da vacina Covaxin. De acordo com o deputado Luis Miranda e seu irmão, que é servidor do Ministério da Saúde, Bolsonaro foi comunicado pelos dois sobre situação suspeita na transação e não fez nada a respeito.

:: Elcio Franco é principal nome a ser indiciado pela CPI da Covid, aponta senador ::

A fala de Calheiros sobre a situação aconteceu nesta sexta-feira (9), durante depoimento do técnico William Santana. Ele disse, durante suas explicações, que não viu os documentos exibidos por Lorenzoni na coletiva que deu.

"Peço a imediata convocação do ministro Onyx Lorenzoni para esta Comissão, para que ele venha depor sobre o crime de falsidade ao exibir, perante a Nação, para confundir a investigação desta Comissão Parlamentar, um documento que sequer existe", disse o senador.

Edição: Rebeca Cavalcante