"COVIDÃO"

CBF recebe multa de R$ 54 mil por quebrar regras contra covid-19 na final da Copa América

Conmebol denunciou considerável quantidade de testes de PCR fraudulentos de pessoas que acessaram o Maracanã no sábado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Maracanã
Final em que argentinos derrotaram a Seleção Brasileira teve arquibancadas limitadas a 10% da lotação - Mauro Pimentel/AFP

A Prefeitura do Rio de Janeiro multou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em R$ 54 mil por desrespeito às medidas sanitárias do município na final da Copa América, no último sábado (10). Houve registro de confusão na entrada do estádio do Maracanã, onde o Brasil foi derrotado por 1 a 0 pela Argentina.

Apesar de ter havido respeito à limitação de lotação de 10% das arquibancadas, a Secretaria Municipal de Saúde elencou uma série de infrações cometidas pela CBF na organização da partida. São elas:

Aglomeração nos acessos ao estádio;
Desorganização no credenciamento de convidados;
Não escalonamento de horário na chegada à partida;
Estrutura de acolhimento insuficiente;
Desrespeito ao distanciamento mínimo de 2 metros;
Parte do público não usou máscara;
Não realização do teste de covid-19 em convidados.

Leia também: Copa América: CBF e patrocinadores são investigados por violação do direito à vida

Exames falsos

A Prefeitura também recebeu denúncia de que diversos convidados brasileiros e argentinos acessaram o estádio apresentando testes com resultado negativo para covid-19 falsos. A CBF e a Associação de Futebol Argentino (AFA) receberam, cada uma, 2,2 mil convites para serem distribuídos. 

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), da qual fazem parte a CBF e a AFA, além de outras federações do continente, informou, em comunicado, que "foi detectada uma considerável quantidade de testes de PCR fraudulentos, de pessoas credenciadas tanto nas arquibancadas da Argentina como nas do Brasil".

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda