Governo na mira

Em 1 dia, primeira-dama é citada por PM que vendia vacina e PF abre inquérito contra Bolsonaro

Segundo a revista Veja, Luiz Paulo Dominguetti citou esposa de Bolsonaro em conversa sobre negociação do imunizante

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
"Michelle está no circuito agora. Misericórdia", disse cabo da PM-MG que vendia vacinas - AFP

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, é o mais recente nome envolvido nas suspeitas de compras fraudulentas de vacina por parte do Ministério da Saúde.

Continua após publicidade

Em mensagens de WhatsApp do celular do cabo da Polícia Militar de Minas Gerais Luiz Paulo Dominguetti, analisadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, datadas do dia 3 de março deste ano, o policial que atuava como representante da uma empresa que negociava vacinas contra a covid (Davati) cita a primeira-dama a um interlocutor. A informaão é da revista Veja, que teria tido acesso ao material.

::Marcelo Blanco e Emanuela Medrades: o que esperar da CPI da Covid nesta semana?::

Na conversa, o cabo cita o reverendo Amilton Gomes de Paulo, que atuou para aproximar os vendedores de vacina do gabinete presidencial.

“Michelle está no circuito agora. Junto ao reverendo. Misericórdia ”, diz Dominguetti. "Quem é? Michelle Bolsonaro? ”, pergunta o interlocutor. “Esposa, sim”, responde Dominguetti.

O interlocutor orienta, então, o policial a ligar para Cristiano Carvalho, CEO da Davati no Brasil, que coordenava uma operação: “Puts. Avisa o Cris”.

::Irmão de Michelle Bolsonaro ganhou R$ 102 mil desde nomeação no Ministério da Defesa::

Polícia Federal abre investigação sobre possível prevaricação de Bolsonaro

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar se o presidente Jair Bolsonaro (sem partdo) cometeu crime de prevaricação no episódio das supostas irregularidades na negociação da vacina indiana Covaxin.

A investigação é um pedido da Procuradoria-Geral da República e tem autorização do Supremo Tribunal Federal. Após a autorização do STF, a PF pode começar as apurações. O prazo inicial para o término das investigações é de 90 dias, podendo ser prorrogado.

::Bolsonaro desvia R$ 7,5 milhões de verba da covid para programa gerido por Michelle

Como tem foro privilegiado, Bolsonaro será investigado pelo Serviço de Inquéritos Especiais (Sinq) da PF. O crime de prevaricação consiste em retardar ou deixar de praticar, de maneira indevida, ato de ofício. Ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

 

Edição: Vinícius Segalla