ATAQUE POLÍTICO

Haiti: prendem suposto autor intelectual de assassinato do presidente Jovenel Moise

O médico haitiano Christian Emmanuel Sanon foi detido, acusado de planejar magnicídio

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Médico haitiano foi preso, acusado de ser autor intelectual do assassinato do presidente Jovenel Moise - Diario Libre

Autoridades haitianas prenderam o médico haitiano Christian Emmanuel Sanon, de 63 anos, acusado de ser o autor intelectual do assassinato do presidente Jovenel Moise. Sanon é residente do estado de Florida, Estados Unidos, e almejava ocupar a presidência, segundo o chefe da Polícia Nacional, León Charles. 

Leia também: O que se sabe até agora sobre o assassinato do presidente do Haiti

"Veio em junho em um avião privado com objetivos políticos para recrutar as pessoas que iriam realizar o ato", afirmou o chefe da Polícia em coletiva de imprensa. 

Na residência do médico haitiano em Porto Príncipe foram encontrados uniformes do Departamento Antidrogas dos EUA (DEA), 20 caixas com munições, quatro placas de carro da República Dominicana. 


Presidente Jovenel Moïse foi assassinado com 12 disparos de arma de fogo / VALERIE BAERISWYL / AFP

Na madrugada da última quarta-feira (7), um grupo armado invadiu a residência oficial e assassinou o presidente haitiano Jovenel Moise, com 12 disparos de arma de fogo. 

:: Crise no Haiti tem digital de generais bolsonaristas; saiba quais ministros atuaram no país ::

As autoridades haitianas confirmaram que ao menos 28 pessoas estiveram envolvidas no crime, 26 são ex-militares colombianos, enquanto três pessoas são cidadãos haitianos-estadunidenses, James Solages, Joseph Vincent e agora Christian Emmanuel Sanon. O país permanece em estado de sítio e com as fronteiras terrestres e aéreas fechadas. 

Edição: Vivian Virissimo