COR DA PELE

Por que temos peles de cores diferentes?

Ter mais melanina na pele foi uma vantagem para os nossos ancestrais que viviam na África

Ouça o áudio:

"A exposição à radiação solar pode causar queimaduras e câncer na pele, e atrapalhar a produção da Vitamina B9, essencial para várias funções do organismo" - Créditos da foto: Mídia NINJA
A melanina é uma proteína presente nos seres vivos relacionada à pigmentação

A melanina é uma proteína presente nos seres vivos relacionada à pigmentação. No caso dos seres humanos, há produção de dois tipos: a eumelanina (tons marrons e pretos) e a feomelanina (tons amarelos e vermelhos). Vários genes regulam a produção dessas substâncias em algumas partes do corpo, como a pele, os pelos e a íris do olho.

A exposição à radiação solar pode causar queimaduras e câncer na pele, e atrapalhar a produção da Vitamina B9, essencial para várias funções do organismo. A melanina age como uma barreira a essa radiação.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu celular. Clique aqui ::

Com a ausência dos pelos e a alta exposição ao sol, ter mais melanina na pele foi uma vantagem para os nossos ancestrais que viviam na África. Assim, os indivíduos com a pele mais escura foram mais bem sucedidos em sobreviver e deixar descendentes naquele local.

Há cerca de 100 mil anos, alguns humanos migraram da África em direção ao Oriente Médio, Europa e Ásia. Quanto mais ao norte eles iam, mais se deparavam com regiões com menor incidência solar.

A luz do Sol é essencial na produção da Vitamina D, substância que está relacionada à calcificação dos ossos. Assim, a baixa exposição ao sol pode resultar em carência dessa vitamina e sérios problemas à saúde.

Imagine aqueles humanos ancestrais que foram viver em regiões do norte da Europa e da Ásia em que há pouco sol. Eles passaram a enfrentar problemas na síntese de Vitamina D. Assim, quem possuía menos melanina, uma pele mais clara, era mais eficiente em absorver a luz solar necessária para a produção dessa vitamina.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Nossa história evolutiva e as diferentes cores de pele predominantes em cada região do planeta são um ótimo exemplo da seleção natural agindo. E de como uma característica é mais ou menos vantajosa de acordo com o ambiente em que o organismo se encontra.

Hoje, pessoas negras que vivem em regiões mais próximas dos polos precisam se atentar para seus níveis de Vitamina D e, se necessário, tomar suplementos vitamínicos. Já brancos que vivem em regiões tropicais usam vestimentas e protetor solar para defender a pele. Ou seja, nosso desenvolvimento tecnológico possibilitou que driblemos a seleção natural.

Um abraço e até a próxima!

Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de Minas Gerais.

Edição: Elis Almeida