Pandemia em números

RS tem 1,25 mihão de pessoas contaminadas e 32,2 mil vidas perdidas para a covid-19

Vigilância em Saúde do RS envia à Fiocruz amostras de dois prováveis casos da variante delta do coronavírus para análise

No audio source provided.
Novo coronavirus está assustando o mundo | Crédito: Reprodução

O Rio Grande do Sul registrou 31 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta segunda-feira (12). Com isso, já são 32.247 vítimas fatais por conta da doença no estado. 

Foram notificados hoje 576 novos casos da doença, o que elevou o total de infectados desde o início da pandemia para 1.252.528 pessoas. 

De acordo com a pasta, muitas cidades registraram de um a dois óbitos. 

Dos 497 municípios gaúchos, somente quatro não têm registro de vítimas fatais. São eles Pedras Altas, Novo Tiradentes, Benjamin Constant do Sul e Guabiju.

Nova variante

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) irá enviar para a Fiocruz, nesta segunda-feira (12), amostras de dois prováveis casos da variante delta do coronavírus (B.1.1.617.2 – de origem na Índia) identificados no RS. Na Fiocruz, as amostras (de secreção de naso-faringe) passarão por exames mais detalhados para confirmação. É a primeira vez que casos suspeitos dessa linhagem do vírus são identificados no estado.

As amostras foram analisadas no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT) em testes preliminares. Na Fiocruz, no Rio de Janeiro, passarão por um sequenciamento genômico, que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem de cada amostra. Os testes que vêm sendo aplicados pela SES indicam se determinada amostra é uma provável VOC (variante de preocupação, da sigla em inglês) a partir da identificação genes específicos que são diferentes entre os tipos de vírus.

Os casos referem-se a um morador de Gramado e outro de Santana do Livramento. Nos últimos dias, as vigilâncias municipais adotaram as medidas sanitárias necessárias, com a identificação das pessoas e rastreamento de contatos dos casos, além do isolamento e coleta de amostras para RT-PCR (inclusive de contatantes). Essas amostras estão sendo enviadas ao Lacen para análise. Se forem casos positivos, serão realizados testes para identificar a provável linhagem.

Além desses dois casos de prováveis delta, três possíveis casos da variante alfa (B.1.1.7, origem no Reino Unido) foram identificados e estão em investigação para confirmação.

Ocupação das UTIs 

A ocupação geral das UTIs em todo o Rio Grande do Sul marca 77%, conforme dados da SES atualizados às 18h desta segunda-feira. São 2.629 pacientes em 3.415 leitos de UTIs. Dos pacientes internados, 1.312 (50%) têm diagnóstico positivo para a doença e mais 129 (4,9%) estão sob suspeita.

Os leitos de UTI da rede privada registraram 87,6% de ocupação. Já os leitos do Sistema Único de Saúde têm ocupação de 73,1%. Dos 2.531 leitos SUS em operação, 1.849 estavam ocupados.

Ocupação dos leitos na Capital 

A ocupação dos leitos de UTI em Porto Alegre registra a marca de 82,82%. Um hospital ultrapassou sua capacidade e dois estão com ocupação máxima, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde atualizados às 18h desta segunda.

Dos 757 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 276 têm covid-19 confirmada. Além disso, 27 têm suspeita da doença e cinco positivados aguardam na emergência por leitos.

País tem mais de 534 mil vítimas fatais e de 19 milhões de infectados

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (12), 745 óbitos e 17.031 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 534.233 mortes e 19.106.971 contaminados pelo novo coronavírus.

De acordo com o Conass, o RS é o quarto estado brasileiro em número de infectados e também o quarto em relação a vítimas fatais. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 – Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Editado por: Marcelo Ferreira

|

Newsletter