Celebração

Brasil de Fato RS comemora 3 anos com live direto do Armazém do Campo de Porto Alegre

Evento será nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, com depoimentos e transmissão ao vivo de show do Unamérica

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
O Brasil de Fato chegou no estado em julho de 2018, após 15 anos do lançamento de sua versão nacional
O Brasil de Fato chegou no estado em julho de 2018, após 15 anos do lançamento de sua versão nacional - Foto: Arquivo

Nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, o Brasil de Fato RS comemora três anos no estado com uma live diretamente do Armazém do Campo de Porto Alegre. Devido às restrições da pandemia, serão reunidas poucas pessoas para organizar o evento.

A transmissão será pelas páginas do Facebook e Youtube do BdFRS, Rede Soberania e Armazém do Campo de Porto Alegre.

Além de vídeos com depoimentos de integrantes do Conselho Político, colunistas, parceiros da mídia independente e editores do sistema nacional, a noite será regada com muita música latino-americana, com o Grupo Unamérica. Parceiros desde o lançamento do Brasil de Fato RS, os músicos Dão Real e Zé Martins gravaram a música do jornal, criada em 2018.


Armazém do Campo irá sediar o evento que reunirá poucas pessoas devido à pandemia / Foto: Alex Garcia

O Brasil de Fato chegou no estado em julho de 2018, após 15 anos do lançamento de sua versão nacional, durante o 3º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. O pré-lançamento foi no dia 14 de julho na Feira Mundial de Cooperativismo e Economia Solidária de Santa Maria, e o lançamento oficial no dia 17 de julho no Memorial Luiz Carlos Prestes.

Nesse primeiro momento, nossos esforços centraram-se na edição impressa quinzenal do jornal. Com a estruturação da equipe do jornal, em 2019, ampliamos nossa atuação para a agência de notícias com matérias diárias em no site e divulgação no Facebook, Instagram e Twitter.

Além disso, o BdF RS apostou na transmissão de conteúdo por meio de grupos no Whatsapp com o envio diário das principais matérias e do Boletim Em Foco ao fim do dia, com a síntese das notícias estaduais e nacionais.


Parceiros desde o lançamento do Brasil de Fato RS, os músicos Dão Real e Zé Martins gravaram a música do jornal, criada em 2018 / Foto: Alex Garcia

Atualmente funcionando em rede, o Brasil de Fato consolidou-se como o maior sistema de comunicação da esquerda no país. Ramifica-se até os quatro cantos através do portal na internet, priorizando as coberturas das lutas sociais, entrevistas e notícias sobre política, economia, direitos humanos e cultura, sob uma visão popular das cidades, do Brasil e do mundo.

Os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo já contam com os portais regionais e também com suas versões locais de tablóides impressos. E agora está chegando a Brasília.

“A classe trabalhadora precisa construir a sua mídia”. Essa constatação é assinalada pelo economista João Pedro Stédile, dirigente do MST e Via Campesina, na entrevista que ilustra a primeira edição do jornal Brasil de Fato em sua versão impressa no Rio Grande do Sul.

“Um dos pilares de uma participação democrática da população na vida política da sociedade é a necessidade dela ter acesso a informações verdadeiras sobre a realidade e os contornos da luta de classe”, arremata.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko