famílias

Netos e avós contam como aproveitam o tempo juntos no Radinho BdF

Relações entre netos e avós podem ser diferentes dependendo de cada família; não há forma certa se divertir com eles

Ouça o áudio:

Em 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. A data tem origem religiosa, ligada à Igreja Católica - Arquivo/EBC
Minha vovó Clarinha me ensinou a fazer o melhor bolo do mundo, de chocolate com cenoura

A edição de hoje (14) do Radinho BdF é uma homenagem aos avós, pessoas extremamente importantes na infância, com fama de serem muito legais, sabidos e cheios de ideias brincantes. Para marcar essa relação tão especial e comemorar o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, netos e avós contam no ar o que mais gostam de fazer juntos.

“Quando eu estou na casa do meu avô eu gosto de tomar mate com ele, visitar onde ele trabalha, ajudar a cuidar da horta e pegar os vegetais com eles. Com as minhas vovós gosto de ver como elas estão, brincar com elas, ficar perto delas, dormir junto com elas e jogar jogos”, contou Antonio Ribeiro Godovato, que tem 6 anos e vive no estado De São Paulo. Seus avós e bisavós moram no Rio Grande do Sul, em um assentamento rural.

Acompanhar os avós nas atividades do dia a dia e conversar com eles é uma ótima oportunidade de troca, onde aprende-se e ensina-se muito. Segundo as crianças, as vovós e os vovôs são também ótimos conselheiros, ajudando os netos quando têm dúvidas, sobre as matérias da escola ou sobre decisões importantes que precisam ser tomadas.

:: Crianças apresentam suas próprias famílias ao programa Radinho BdF ::

“Meus avós me ensinaram a ser legal com as pessoas, não ficar brigando e não fazer nada de errado. Eles são muito legais, brincam e eu adoro ficar com eles”, disse Inácio Conceição Santos de Araújo, que tem 10 anos e mora em Salvador.

Vale lembrar que as relações entre netos e avós podem ser muito diferentes dependendo de cada família e não tem uma forma certa ou errada de se divertir com eles. Alguns avós, por exemplo, moram perto dos netos e podem estar sempre juntos, outros moram em cidades diferentes e se encontram de vez em quando. Em outros casos, ainda, pode ser que os avós já não estejam mais conosco. Mas nada disso muda a relação especial que temos com eles.

“Eu conheci meus avós, mas eles já faleceram. Hoje eu tenho duas avós. Elas sempre cuidam de mim e me ajudam nas tarefas da escola. Com elas gosto de pintar, desenhar, passear no shopping e também de viajar. Minha vovó Clarinha me ensinou a fazer o melhor bolo do mundo, de chocolate com cenoura”, contou Liz Gama, de 10 anos, que mora em Juiz de Fora (MG).

Dia dos avós

Em 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. A data tem origem religiosa, ligada à Igreja Católica. Neste dia se celebra a festa de Sant’Ana e São Joaquim, considerados avós de Jesus Cristo.

Mas não são apenas os netos que homenageiam os avós nesta data. O contrário também acontece, como na família da escritora Elisabete Carvalho Sposito, que mora em Ribeirão Preto (SP) e é avó do Theo, da Lara e da Elis. Ela escreveu uma coleção de poesias para eles sobre as brincadeiras que mais gostam de brincar juntos.

:: O que é felicidade para você? Crianças respondem ao Radinho BdF ::

Os poemas acabaram se tornando um conjunto de livros, chamado “Coleção Brincadeiras”, editado pela Editora Pincel. Tem amarelinha, balanço, cabo de guerra, pipa, e outras brincadeiras que ultrapassam gerações.

“A nossa relação com os netos é muito amorosa, de muita cumplicidade. Gostamos muito de estar juntos e tentamos aproveitar ao máximo esse tempo”, diz Elizabete. “A Lara adora gangorra. Eu sempre proponho que além do sobe e desce, o interessante também é a troca de lados, mudar de posição, ver a paisagem que o outro está vendo. O poema ‘Gangorra’ eu escrevi em homenagem à Lara. A relação é sempre de troca. A gente aprende e ensina.”

História e música

Durante a pandemia do novo coronavírus avós e netos não conseguiram se ver o quanto gostariam devido à necessidade de isolamento social. Alguns avós colocaram a imaginação para funcionar e encontraram novos jeitos de matar a saudades das crianças.

Uma delas foi a Sany Rios, que tem 47 anos, mora em Cascavel (CE) e é avó do Luca e da Clara. Ela criou um canal no Youtube para contar histórias para seus netos, como costumava fazer pessoalmente antes da pandemia. A iniciativa fez tanto sucesso que o canal cresceu e hoje chega a milhares de crianças, em diferentes partes do país.

:: Radinho BdF: comer pastel e visitar os avós são desejos de crianças no pós-vacina ::

Ela contou uma história especialmente para o Radinho BdF, com o mesmo carinho que grava para seus netos. Pela voz dela, ouvimos “Dedo Mindinho”, de Ana Maria Machado, que conta a história de um neto muito sabido e de uma avó mais sabida ainda.

Na Vitrolinha BdF, crianças e seus avós podem curtir Gilberto Gil, com “Sereno”, Clara Nunes, com “Coisa Antiga” e Pedro Lima com “Vó de Açúcar”.


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato / Campanha Radinho BdF

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes