Precarização

Quase metade dos trabalhadores por conta própria ganham menos de um salário mínimo por mês

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde traz detalhes sobre pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo

Ouça o áudio:

Ato no Rio Grande do Sul contra retirada de direitos dos trabalhadores queima símbolo dos patrões que defendem a precarização, em 2015
Ato no Rio Grande do Sul contra retirada de direitos dos trabalhadores queima símbolo dos patrões que defendem a precarização, em 2015 - Maia Rubin/Sul 21

O estudo mostra que 48% dos 24,3 milhões de brasileiros que trabalham por conta própria têm renda mensal inferior a mil reais, valor abaixo do salário mínimo que hoje chega a R$ 1.100.

Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e pela Rede Brasil Afro Empreendedor

Outro dado da pesquisa diz respeito à informalidade: 77% dos trabalhadores por conta própria atuam na economia informal, enquanto apenas 23% possuem CNPJ.

Segundo Patrícia Pelatieri, diretora técnica adjunta do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a renda média dos trabalhadores brasileiros já é baixa, mas a falta de vínculo empregatício é um agravante.

A pesquisa também levanta dados sobre a questão de gênero e raça entre os trabalhadores por conta própria: 54% dessas pessoas são mulheres e homens negros, que desempenham, na maior parte dos casos, atividades da construção civil, serviços de alojamento e alimentação e comércio.

Marilane Teixeira, economista e pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade de Campinas (Unicamp), explica que essa realidade "tem origem no racismo e no sexismo que estruturam a sociedade". A economista acrescenta ainda que esse cenário confronta a ideia que associa o trabalhador por conta própria ao empreendedorismo.

*Com informações de Júlia Pereira.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos