Rio Grande do Sul

Coluna

Três anos de boa luta, reflexão e informação

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Espaços, vozes como o Brasil de Fato RS são contrapontos de verdade, de sonho, de utopia de um ‘outro mundo possível’, mais que urgente e necessário" - Foto: Alexandre Garcia
Longa vida ao Brasil de Fato RS. Na boa luta. Na boa reflexão. Na boa informação. Viva a democracia!

Nos idos da metade de 2019, se não estou enganado pela memória, entram em contato comigo, acho que foi a Katia Marko, propondo uma coluna semanal no Brasil de Fato RS. Pergunto se precisa ser coluna exclusiva, já que escrevo uma coluna semanal há décadas, e seria muito difícil escrever dois artigos por semana com assuntos diferentes. Não, não precisa ser, foi a resposta.

Escrevi o primeiro artigo, exclusivo, como este, também publicado semanalmente desde então no Brasil de Fato nacional. E não deixei de publicar nunca um artigo a cada semana. Já são, sem fazer contas exatas, mais de 100 artigos, com muita alegria e orgulho.

O Brasil de Fato RS é exemplo de boa luta, reflexão e informação.

Boa luta: O Brasil de Fato RS está em todos os acontecimentos, mobilizações relevantes do lado da classe trabalhadora e da democracia, no Rio Grande do Sul e Brasil e mesmo além fronteiras.

Reflexão: O Brasil de Fato RS ajuda a pensar, a refletir, a ver os vários ângulos do que acontece na conjuntura, a analisar opiniões, a ouvir, a imaginar e construir o futuro.

Informação: Nada de importante escapa ao Brasil de Fato RS, num tempo de Fake News, de mentiras, de contra-informações, quando não se sabe o que é verdade e o que é mentira e invenção, quais são os verdadeiros fatos atrás de cada notícia da grande mídia ou das redes sociais.

João Pedro Stédile diz: “A classe trabalhadora precisa construir a sua mídia. Um dos pilares de uma participação democrática da população na vida política da sociedade é a necessidade dela ter informações verdadeiras sobre a realidade e os contornos da luta de classe”.

Os tempos que vivemos e atravessamos são muito, muito difíceis. A classe trabalhadora, em tempos de ultraneoliberalismo e neofascismo, tem poucos instrumentos para disputar a consciência e fazer uma comunicação eficaz do seu ponto de vista, dizendo a verdade. Não estamos nos anos 1970/1980, quando as reuniões de base, as conversas ao pé de ouvido muitas vezes eram suficientes. Estamos em tempos de pandemia, em distanciamento social. E hoje, as redes sociais do grande capital e da grande mídia controlam o pensamento e a informação. Não é fácil contrapor-se, chegar às multidões, falar a verdade, conscientizar freireanamente.

Espaços, vozes como o Brasil de Fato RS, e outros tantos sites e blogs do campo democrático-popular, feitos quase que só à base da militância, são contrapontos de verdade, de sonho, de utopia de um ‘outro mundo possível’, mais que urgente e necessário. A contribuição para sua continuidade, subsistência e manutenção, através do acesso e da leitura regular e diária, é fundamental, indispensável, através de gestos concretos de solidariedade, através de apoio financeiro. E garantir assim, de todas as formas possíveis, que continuem nossos espaços de informação e comunicação, nossas vozes companheiras.  

Dia 16 de julho, sexta, 19h, acontece a live-conversa-reunião de aniversário #BdFRS3anos: “Brasil de Fato RS comemora seus 3 anos com live direto do Armazém do Campo de Porto Alegre”. Num vídeo solicitado para este evento, eu disse, entre outras coisas: “Aqui quem fala é o feliz colunista do Brasil de Fato RS, Selvino Heck. Que ele continue muitos e muitos anos a mais, e que agora em 2021, junto com o ESPERANÇAR de Paulo Freire, esteja sempre na boa luta da justiça, na luta da liberdade, da luta da democracia. Parabéns mil, Brasil de Fato RS.”

Longa vida ao Brasil de Fato RS. Na boa luta. Na boa reflexão. Na boa informação. Viva a democracia!

Edição: Katia Marko