Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

POLÍTICA E RELIGIÃO

Espíritas de esquerda rompem com maioria conservadora e preparam iniciativa de educação popular

Coletivo religioso critica interpretação reacionária da doutrina e aposta em trabalho de base nas periferias

18.jul.2021 às 13h11
Lábrea (AM)
Murilo Pajolla

Integrantes da entidade estão nas ruas contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - Reprodução/Facebook/Espíritas à Esquerda

No começo de 2016, o clima de polarização política que levou ao golpe contra a presidenta Dilma Rousseff contaminava, também, as casas espíritas. A apologia à ofensiva conservadora era a regra nos encontros religiosos e discursos públicos feitos por lideranças ligadas à doutrina. 

Sentindo-se isolados, espíritas baianos criaram um pequeno coletivo para reunir adeptos com perfil progressista. Desde então, centenas de membros de todo o Brasil se somaram ao Espíritas à Esquerda. 

Neste ano, o grupo pretende passar do discurso à ação, promovendo iniciativas de educação popular inspiradas nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) ligadas à Igreja Católica, espaços que foram cruciais na resistência durante a ditadura militar. 

:: Como as famílias brasileiras vêm praticando a fé em meio ao isolamento social? ::

Hegemonia conservadora 

 "O Livro dos Espíritos, bem como o anúncio do reino feito por Jesus, são necessariamente transformadores, revolucionários", afirma um dos fundadores do movimento, Sergio Maurício Pinto, ao citar a obra fundamental à doutrina espírita escrita no século XIX pelo francês Allan Kardec.

“Eles ensinam o tempo todo que o nosso dever é lutar por uma sociedade de justiça social, de igualdade de direitos. Então todo discurso conservador, reacionário, discriminatório, preconceituoso, como nós temos visto dentro desse movimento espírita hegemônico, na verdade, é uma farsa, uma mentira”. 

:: "Todo rito litúrgico pode ser feito online. Quem abre é por dinheiro", dizem pastores ::

Maurício relembra o silenciamento sobre as questões políticas dentro das casas espíritas. Quando acontecia, as falas eram contrárias às perspectivas progressistas, criando constrangimento para fiéis que não se identificavam com o conservadorismo predominante. 


Um dos fundadores da organização, Sergio Maurício Pinto, cita trecho do Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (foto): “O forte deve trabalhar para o fraco. Não tendo este família, a sociedade deve fazer as vezes desta"  / Domínio público

“Havia uma interdição de qualquer discurso progressista, de qualquer discurso que tivesse um viés de esquerda, no sentido de uma luta por justiça social, por novas políticas públicas que pudessem amparar a sociedade. Isso fez que surgissem diversos coletivos. O Espíritas à Esquerda é um dos pioneiros, mas existem outros”, afirma. 

Consolidação

Com o processo eleitoral de 2018, a onda reacionária ganhou contornos fascistas, escancarando ainda mais o “racha” no ambiente espírita. Segundo Maurício, os coletivos espíritas de esquerda ganharam ainda mais força, e um encontro nacional do Espíritas à Esquerda em 2019 marcou o início da trajetória ascendente. 

“Temos hoje cerca de 500 membros regulares dentro da nossa organização. O nosso alcance hoje na internet é de aproximadamente 20 mil seguidores, somando as nossas redes sociais. E agora temos um site”, conta Maurício, membro da coordenação da entidade. 

:: Campanha da CNBB critica “necropolítica” e é atacada por católicos conservadores ::

Atualmente a organização está presente em 17 estados brasileiros e em Portugal. Remando contra a maré, o grupo divulga artigos e reflexões articulando os preceitos espíritas aos principais debates políticos contemporâneos, como o racismo, a desigualdade social, a questão de gênero, a os direitos da comunidade LGBTQI+. 

Trabalho de base

Os Espíritas à Esquerda estão buscando uma nova forma de organização social dos adeptos da doutrina. No horizonte próximo, estão os chamados Núcleos Espíritas Populares (NEPs), cuja atuação se dará nas periferias das cidades. As inspirações são o educador e filósofo Paulo Freire e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).


"Espíritas à Esquerda" querem levar projeto de educação popular para periferias / Divulgação/Facebook/Espíritas à Esquerda

"Refletimos que a única forma de mudar a nossa sociedade é por meio da educação popular, por meio do trabalho de base, aquele trabalho que leva a consciência, que produz libertação. Trabalho que auxilia as pessoas que vivem em condições opressivas a se auto libertarem”. 

Segundo Maurício, o objetivo é mudar a forma como os espíritas se relacionam com o conjunto da população e, com isso, inspirar iniciativas semelhantes no restante do país. Ainda neste ano, a meta é inaugurar o primeiro CEB em Natal (RN). 

:: Nengua Monasanje, liderança do candomblé, fala da atuação do terreiro na pandemia ::

“É possível, sim, que o discurso da fé, num novo mundo, seja um discurso libertador. É preciso que o nosso discurso religioso seja um discurso ideologicamente engajado, que diga às pessoas: ‘sim, é possível transformar a sua realidade’”. 
 

Editado por: Marina Duarte de Souza
Tags: religiao
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PENSANDO NO FUTURO

Jovens brasileiros levam propostas para transição energética à Cúpula de Juventude do Brics

Atos em Los Angeles

‘Estão sequestrando trabalhadores’: brasileira denuncia repressão a imigrantes nos EUA

ARGENTINA

Prisão de Kirchner é mais um caso de lawfare na América do Sul e tem objetivo de tirá-la das eleições, afirma Claudio Katz

CULTURA

População pode escolher atrações para os polos descentralizados do São João do Recife

PRISÃO POLÍTICA

‘Oposição que parecia morta desperta’, diz jornalista argentina sobre prisão de Cristina Kirchner

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.