Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS tem 32.669 vidas perdidas e 1.271.486 pessoas já contaminadas pelo novo coronavírus

Foram notificados 27 óbitos e 289 novos casos nas últimas 24 horas em todo estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O RS é o quinto estado em número de vítimas fatais no país - Fabiana Reinholz

O Rio Grande do Sul registrou 27 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta segunda-feira (19). Com isso, já são 32.669 vidas perdidas por conta da doença no estado. O RS é o quinto estado em número de vítimas fatais no país

Foram notificados hoje 289 novos casos da doença, o que elevou o total de infectados desde o início da pandemia para 1.271.486 pessoas. 

Dos 497 municípios gaúchos, somente quatro não têm registro de vítimas fatais. São eles Pedras Altas, Novo Tiradentes, Benjamin Constant do Sul e Guabiju.

Ocupação das UTIs 

A ocupação geral dos leitos de UTI marca 72,7%, conforme dados da SES atualizados às 18h desta segunda-feira. São 2.481 pacientes em 3.415 leitos de UTIs. Destes, 45,3%, ou seja, 1.126 são ocupados por pacientes com covid-19, e 117 (4,7%) estão sob suspeita.

Os leitos de UTI da rede privada registraram 79% de ocupação. Já os leitos do Sistema Único de Saúde têm ocupação de 70,6%. Dos 2.531 leitos SUS em operação, 1.786 estavam ocupados.

Ocupação dos leitos na Capital 

A ocupação dos leitos de UTI em Porto Alegre registra a marca de 80,67%. Um hospital opera acima de sua capacidade e dois estão com ocupação máxima, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde atualizados às 18h desta segunda.

Dos 726 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 236 têm covid-19 confirmada. Além disso, 12 têm suspeita da doença e seis positivados aguardam na emergência por leitos.

País tem mais de 542 mil vítimas fatais 

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (19), 542 óbitos e 15.271 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 542.756 mortes e 19.391.845 contaminados pelo novo coronavírus.

De acordo com o Conass, o RS é o quarto estado brasileiro em número de infectados e o quinto em relação a vítimas fatais. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira