Pandemia em números

Com mais 94 óbitos, RS já tem 32.763 vítimas fatais por conta da covid-19

Nas últimas 24 horas foram registrados 835 novos casos da doença no estado, totalizando 1.272.258 pessoas infectadas

No audio source provided.
No sábado, dia 17, às 09h30, as cruzes serão colocadas no próximo local, no canteiro central da Avenida Vitor Hugo Kunz | Crédito: Alex Glaser

O Rio Grande do Sul registrou 94 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta terça-feira (20). Com isso, já são 32.763 vidas perdidas por conta da doença no estado. O RS é o quinto estado em número de vítimas fatais no país

Foram notificados hoje 835 novos casos da doença, o que elevou o total de infectados desde o início da pandemia para 1.272.258 pessoas. 

De acordo com a pasta, Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo 16 óbitos, seguida de Alvorada (8), Caxias do Sul e Uruguaiana (5), Pelotas. Outras diversas cidades registraram de um a três óbitos. 

Dos 497 municípios gaúchos, somente quatro não têm registro de vítimas fatais. São eles Pedras Altas, Novo Tiradentes, Benjamin Constant do Sul e Guabiju.

Ocupação das UTIs 

A ocupação geral dos leitos de UTI marca 71,6%, conforme dados da SES atualizados às 18h desta terça-feira. São 2.446 pacientes em 3.415 leitos de UTIs. Destes, 43,8%, ou seja, 1.068 são ocupados por pacientes com covid-19, e 135 (5,5%) estão sob suspeita.

Os leitos de UTI da rede privada registraram 76,5% de ocupação. Já os leitos do Sistema Único de Saúde têm ocupação de 69,7%. Dos 2.531 leitos SUS em operação, 1.763 estavam ocupados.

Ocupação dos leitos na Capital 

A ocupação dos leitos de UTI em Porto Alegre registra a marca de 81,22%. Um hospital opera acima de sua capacidade e dois estão com ocupação máxima, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde atualizados às 18h desta terça.

Dos 735 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 237 têm covid-19 confirmada. Além disso, 10 têm suspeita da doença e quatro positivados aguardam na emergência por leitos.

País tem quase 545 mil vítimas fatais

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (20), 1.424 óbitos e 27.592 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 544.180 mortes e 19.419.437 contaminados pelo novo coronavírus.

De acordo com o Conass, o RS é o quarto estado brasileiro em número de infectados e o quinto em relação a vítimas fatais. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 – Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Editado por: Marcelo Ferreira

|

Newsletter