Fraude

Enfermeiro do RS engana idosa ao não aplicar a segunda dose de vacina contra covid-19; assista

Servidor aplicou a agulha, mas não apertou o êmbolo: ação foi filmada por marido da vítima e funcionário está afastado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Este não é o primeiro caso de falsa aplicação de vacina no país
Este não é o primeiro caso de falsa aplicação de vacina no país - Tatiana Fortes / GOVCE

Uma senhora de 61 anos do município de Candiota, no Rio Grande do Sul, não recebeu a segunda dose da vacina AstraZeneca contra a covid-19, após um enfermeiro deixar de aplicar o imunizante, sem que a idosa percebesse. Ele chegou a perfurar o braço da vítima com a seringa, mas não inoculou o conteúdo.

Foi constatada a fraude depois que a idosa e familiares assistiram ao vídeo do ocorrido, gravado no momento em que a vacina deveria ter sido aplicada. 

Em nota, a Prefeitura de Candiota afirmou que abriu um processo administrativo para apurar a conduta do enfermeiro. Atualmente, ele se encontra afastado de suas funções. 

::Terceira dose, sommelier de vacina, efeitos colaterais: esclareça dúvidas sobre a imunização::

Este não é o primeiro caso de falsa aplicação de vacina. Desde que os imunizantes passaram a ser distribuídos pelo país, frequentemente casos como este voltam a ser registrados.

Em fevereiro de 2018, a técnica de enfermagem Rosemary Gomes Pita foi a primeira a ser indiciada no Brasil pela Polícia Civil por deixar de aplicar a vacina. Na ocasião, ela aplicou a agulha em um idoso, mas não apertou o êmbolo da seringa, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ela foi indiciada por infração de medida sanitária preventiva e peculato.

Veja o vídeo do momento em que o enfermeiro deixa de aplicar a dose:

Edição: Vinícius Segalla