Ouça e Assista

Tempero da Notícia: golpe escancarado dos militares e um ministro fora da lei

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Diante da crise que se aprofunda, Forças Armadas se apresentam para nova possibilidade de golpe

Nesta edição do Programa Tempero da Notícia, produzido pelo Brasil de Fato, desta sexta-feira (23), o jornalista Rodrigo Vianna faz uma retrospectiva dos golpes contra a democracia desde 2013 e apresenta uma análise atual dos militares que se apresentam, "sem pudor, para intermediar um novo golpe", como definiu ele. 

Enquanto o Ministro da Defesa, Braga Neto, negava ter feito chegar recado ao presidente da Câmara, Arthur Lira, (PP-AL), de que se não houver voto impresso, a Eleição de 2022 não ocorrerá, Jair Bolsonaro (sem partido), entregava a Casa Civil para Ciro Nogueira (PP-PI), no lugar do general Luiz Eduardo Ramos.

Para Rodrigo, o centrão, que agora quer fusão de 3 partidos (PP, PSL e DEM), e os militares, são duas faces de um mesmo governo, que mais se parece com a velha Arena da época da ditadura militar.  

:: Prisão, investigação e demissão: políticos pedem rigor contra ameaça golpista de Braga Netto ::

Por omissão na defesa da democracia, o programa leva para o quadro Panela de Pressão o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP´-AL); o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Cafezinho da semana faz um brinde aos "irmãos" do Peru e do Chile que, respectivamente, elegeram Pedro Castillo, e colocam Gabriel Boric como candidato da esquerda à presidência chilena.

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.

Edição: Isa Chedid