Forças armadas

Artigo | Aliança com o governo pode ser bem pior para os militares

Não serão os comandantes e generais que salvarão politicamente Bolsonaro e seus apaniguados

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Circulam em Brasília rumores sobre a existência de um dossiê com a "memória" de várias negociatas no ramo envolvendo políticos graúdos do centrão e muitos generais - Foto: Sérgio Lima/AFP

A corrupção nas Forças Armadas sempre ocorreu, como em qualquer outra organização ou instituição, e continua acontecendo, aponta a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid.

No período da ditadura militar, o general Geisel deixou registrado um diálogo no livro “História Indiscreta da Ditadura e da Abertura”, de Ronaldo Costa Couto: "É. Porque a corrupção nas Forças Armadas está tão grande, que a única solução para o Brasil é fazer a abertura." Logo abaixo comentavam sobre o papel dos militares fora das Forças Armadas. Geisel sabia a hora de recuar para não ser cercado.

Leia mais: Qual a relação da absolvição de Pazuello com a impunidade dos crimes da ditadura?

Na atual crise da CPI, já entrou no radar dos senadores o primo do ex-diretor Roberto Ferreira Dias, o Ronaldo Ferreira Dias, sempre aparece algum parente, como informa a "teoria do nepotismo", que foi presidente da Associação de Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil e presidente da Bahiafarma.

Circulam em Brasília rumores sobre a existência de um dossiê com a "memória" de várias negociatas no ramo envolvendo políticos graúdos do centrão e muitos generais, além de Pazuello e seus coronéis. Os mais importantes políticos do centrão acoplados com o bolsonarismo estão envolvidos, de modo que o caldo de denúncias é grosso, o que motivou a nota das forças armadas em defesa do bolsonarismo.

::Contrato assinado por Braga Netto com suspeito de matar presidente do Haiti é investigado::

Não serão os comandantes e generais que salvarão politicamente Bolsonaro e seus apaniguados, mas Bolsonaro e seus politiqueiros é que arrastarão e afundarão politicamente toda esta atual geração de chefes militares para a maior vergonha e derrota política em 200 anos de história do Exército.

Leia também: Exército é o único vendedor de bombas utilizadas por garimpeiros para atacar indígenas

Se estudarem as manobras de Geisel saberão o que acontecia no final da ditadura, quando eram jovens oficiais e a ditadura também saiu derrotada. Agora pode ser bem pior para eles.

*Ricardo Costa de Oliveira é professor na UFPR e autor de “Na teia do nepotismo – sociologia política das relações de parentesco e poder político no Paraná e no Brasil” 

**Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini