Rio Grande do Sul

MASSA DE AR POLAR

Frio intenso derruba temperaturas no Sul do Brasil nesta terça-feira (27)

Em Porto Alegre, Gigantinho foi estruturado para receber emergencialmente pessoas em situação de rua durante a semana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Sexta-feira deve registrar geada e há chance de neve em algumas regiões entre quarta e quinta-feira - Alexandre Pinto/MetSul/Arquivo

Após um final de semana atípico para o inverno gaúcho, com temperaturas próximas aos 30ºC, a chuva que atingiu algumas regiões do estado nesta segunda-feira (26) marca chegada de uma nova massa de ar frio de origem polar que deve trazer frio intenso ao Sul do Brasil já a partir da noite desta terça-feira (27). A frente fria deve ser mais intensa que as já registradas neste inverno, com chances de geada, chuva congelada e até neve nas regiões serranas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e os principais centros meteorológicos públicos estaduais do Sul do Brasil alertam que a onda de frio será uma das mais intensas a atingir a região no século até agora.

Conforme explica a MetSul Metereologia, a massa de ar polar ingressa no Rio Grande do Sul, derrubando as temperaturas durante o dia. Cidades dos Aparados da Serra podem ter ao redor de 0ºC no fim do dia e na fronteira com o Uruguai pode fazer 2ºC ou 3ºC. As máximas ocorrem no começo da terça e à tarde a maior parte do estado terá marcas entre 10ºC e 14ºC.

O instituto informa que a frente fria avança com chuva por Santa Catarina e o Paraná ao longo da terça. Há risco de chuva localmente forte e de temporais de granizo, e a instabilidade deve alcançar algumas áreas de São Paulo.

A quarta-feira será o dia com maior chance de precipitação invernal, incluindo neve. Sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul e na maior parte do Sul do Brasil. Será um dia gelado e de bastante baixa sensação térmica pelo efeito do vento com máximas baixas durante a tarde.

Já na quinta, o dia começa com muita nebulosidade em parte do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil. Com o predomínio do sol durante o dia, o dia segue gelado e muitas cidades devem registrar geada, principalmente mais a Oeste do Rio Grande do Sul e do Paraná.

A análise da MetSul aponta que a sexta-feira será o segundo dia em importância da onda de frio. A tendência é que as mínimas sejam as mais baixas na maioria das localidades. Grande parte das cidades do Sul do Brasil e também do Sudeste terá as suas mínimas do ano. Marcas abaixo de zero ou perto de 0ºC serão generalizadas no Sul do Brasil e a tendência é de marcas negativas também em pontos do Sudeste.

Pode fazer entre -7ºC a -9ºC no Rio Grande do Sul e em alguns pontos do Planalto Sul Catarinense -8ºC a -10ºC com marcas até mais frias isoladamente no Planalto Sul. Em Porto Alegre, mínima de 1ºC a 2ºC e na Grande Porto Alegre pontos com -1ºC a 0ºC, avalia a MetSul.

A previsão é que a massa de ar frio enfraqueça no sábado.

População de rua será acolhida emergencialmente no Gigantinho

Um levantamento da Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre aponta que a média anual de pessoas em situação de rua aumentou em 38,73% em 2020 em relação ao ano de 2019. Nos dias de frio, essas pessoas ficam ainda mais fragilizadas.

Diante da previsão de frio intenso, o ginásio Gigantinho, ao lado do estádio Beira Rio, vai acolher a população de rua, entre hoje e domingo (1º), com a disponibilização de 100 vagas, com três refeições por dia.

A mobilização tem a parceria do Sport Club Internacional, que cede o ginásio; do Exército, que cede camas; da Associação da Classe Média (Aclame), que cede kits de higiene; e de uma rede de apoiadores da sociedade civil que irá viabilizar refeições. Também serão realizados testes rápidos de antígeno (TR Ag) para diagnóstico de covid-19 para toda a população de rua que ingressar e vacinação das pessoas que não estiverem imunizadas.

Segundo a prefeitura, há ainda 140 vagas disponíveis na rede própria e conveniada. Nestes dias, as equipes da Fasc e do Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, atuarão com horário estendido na abordagem e busca ativa de pessoas para acolhimento.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira