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Mobilização

Greve dos caminhoneiros é furada por empresas de transportes e sofre esvaziamento

Pequena adesão leva paralisação ao fracasso dois dias após começar; reivindicações são as mesmas da mobilização de 2018

27.jul.2021 às 15h35
Porto Alegre
Walmaro Paz
greve caminhoneiros petrobras

Caminhoneiros protestam pela aplicação da tabela do frete, principal 'conquista' da greve de 2018 - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a participação apenas dos caminhoneiros autônomos, a greve dos transportes convocada para o domingo (25) e que iniciou efetivamente na segunda-feira (26), dia de São Cristóvão, começou a ser esvaziada já na terça-feira (27).

Segundo o presidente do Sindicato de Caminhoneiros Autônomos de Ijuí (RS), Carlos Alberto Litti Dahmer, as empresas furaram a paralisação, obrigando os motoristas empregados a trabalharem, e o movimento começou a perder força.

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O movimento chegou a atingir 15 estados brasileiros e mais de 100 pontos foram articulados para conduzir a paralisação do transporte de cargas. Organizada pelo Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), uma das entidades que organizou a greve em 2018, desta vez a mobilização foi dividida.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL) concorda com a mobilização e orienta que todos os seus 800 mil caminhoneiros autônomos e celetistas participem desse movimento, fazendo protestos e paralisações em suas localidades.

No Rio Grande do Sul a mobilização mais expressiva foi no trevo entre a BR-285 e RS-342, em Ijuí, onde o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas (Sinditac) tem cerca de 1.000 associados. Eles ocuparam o pátio do Posto 44, à margem da BR-285, onde estenderam faixas, colocaram cartazes e conversavam com os motoristas que passavam para aderirem a greve.

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Empresas furam a greve

“Infelizmente, a categoria ficou com medo e não aderiu, obrigados pelas empresas os motoristas empregados furaram a greve e, de certa forma, coagiram os autônomos que aos poucos foram deixando a paralisação”, explicou Dahmer . Segundo ele, “em 2018 o preço do diesel era de R$ 2,93 o litro e o Brasil parou. Joje, o diesel é no mínimo R$ 4,30 o litro e os fretes pagos pelo transporte de cargas são os mesmos de 2018: 60% do valor do frete é gasto com combustível”.

O movimento cobra do governo federal uma revisão da política de preços da Petrobras, do Congresso Nacional a aprovação da aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho e do STF celeridade no julgamento da constitucionalidade do Piso Mínimo de Frete. Já se passaram três anos e ainda não foi implementada a constitucionalidade da política de piso mínimo para transporte rodoviário.

Eles também chamam atenção sobre a necessidade de a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) contratar um instituto para realizar estudos e cálculos para reajustar o Piso Mínimo de Frete.  Estes foram os ganhos da greve de 2018, mas que até agora não foram atendidos pelas áreas responsáveis.


 

Editado por: Marcelo Ferreira
Tags: aumento dos combustíveisgreve
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