COMIDA SAUDÁVEL

Conheça o potencial do maxixe, rico em vitamina C e proteína

Coordenada por pequenos produtores em Pernambuco, a colheita pode chegar a três mil quilos por dia

Ouça o áudio:

Erinaldo Gustavo, produtor rural de Tacaimbó, herdou a produção de maxixe do pai - TV PE
O maxixe protege as células contra envelhecimento precoce, doenças degenerativas e é fonte de ferro

Tacaimbó fica a aproximadamente 170 km do Recife (PE). Logo na entrada da cidade já é possível decifrar quem é o carro-chefe na economia local.

O maxixe, produto de origem africana e muito comum no cardápio nordestino, colocou o município pernambucano na lista dos maiores produtores do estado.

Erinaldo Gustavo é agricultor e produz maxixe em Tacaimbó. Ele herdou a tarefa do pai e, hoje, coordena, ao lado de outras famílias, uma atividade que colhe, por dia, quase três mil quilos de maxixe

:: Conheça a pitomba, espécie nativa brasileira rica em vitamina C e antioxidantes :: 

“É muito maxixe para você chegar numa mesa e ver quase ninguém comendo maxixe, né?. Mas tem saída. Agora, para a gente ter essa quantidade de maxixe não é só nossa família que planta. aqui em Tacaimbó a gente tem cerca de 150 famílias que trabalham nesta cultura nessa época de chuva”, explica o agricultor.

Existem dois tipos de maxixe: o caipira, mais comum na região norte, onde aparece com mais espinhos, e o japonês, que não tem espinhos.

O maxixe é rico em proteína, cálcio e vitamina c, servindo como um importante item no plano alimentar de atletas de alta intensidade.

:: Estimulante e diurética, erva-mate é parte da identidade cultural de um povo ::

“Ele protege as células contra o envelhecimento precoce, das doenças degenerativas. ele é fonte de ferro. então, pode ser adicionado na alimentação de quem tanto quer prevenir como tratar a anemia ferropriva”, explica a nutricionista Jucyane Medeiros

Há diversas formas de experimentar o maxixe. Ele pode ser servido cozido, no que se chama de maxixada, acompanhado por quiabo e outras verduras. Pode vir como acompanhamento de um vinagrete tradicional, com cebolas e tomates.

A  recomendação de especialistas, no entanto,  é ingeri-lo cru, numa espécie de salada.

:: Quer comer flor? Que tal, então, uma receita com a capuchinha? ::

“O legume maxixe  se torna um grande aliado para a manutenção do sistema imune do nosso organismo. e a gente tem que lembrar que quando ele tá cozido, ele pode perder parte destes nutrientes. por isso a gente a orienta que tentem prepará-lo também cru porque a gente consegue preservar um pouco desses alimentos”



 

Edição: Douglas Matos