CONTRACEPÇÃO

Minha namorada toma rifampicina. Ela pode tomar pílula do dia seguinte?

O ideal para quem usa rifampicina são os métodos contraceptivos não hormonais

Ouça o áudio:

"O ideal para quem usa rifampicina são os métodos contraceptivos não hormonais, como o DIU e a camisinha" - Créditos da foto: Portal Fiocruz
Em caso de emergência, deve-se procurar, imediatamente, orientação médica nos serviços de urgência

“Minha namorada toma rifampicina. Se ela tomar uma pílula do dia seguinte e ficar 48 horas sem tomar o antibiótico, o efeito da pílula é eficaz?”

Pergunta de Vitor Hugo, 22 anos, auxiliar administrativo.

O uso de rifampicina é critério para contraindicação dos contraceptivos hormonais. Isso porque esse antibiótico acelera a eliminação do anticoncepcional, fazendo com que o efeito contraceptivo seja reduzido, aumentando o risco de engravidar.

Interromper a rifampicina por 48 horas pode prejudicar o tratamento em questão e não é garantia de sucesso da eficácia da pílula de emergência, pois pode haver um efeito já acumulado do antibiótico no corpo.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu celular. Clique aqui ::

O ideal para quem usa rifampicina são os métodos contraceptivos não hormonais, como o DIU e a camisinha. Em caso de emergência, deve-se procurar, imediatamente, orientação médica nos serviços de urgência, preferencialmente ginecológicos, para avaliar a fase do ciclo em que a mulher se encontra e definir a melhor conduta, considerando os riscos e benefícios para a mulher.

Se você tem alguma dúvida sobre saúde e vida saudável, manda um zap para mim! O número é (31) 9 8468.4731. Um abraço e até a próxima.

Sofia Barbosa é enfermeira do Sistema Único de Saúde, Coren MG 159621.

 

Edição: Rafaella Dotta