POSSE HISTÓRICA

Peru: Castillo assume presidência no dia do bicentenário da independência

Presidente de esquerda assume o cargo no mesmo dia em que país completa 200 anos da sua independência da Coroa espanhola

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Francisco Sagasti entrega o cargo a Pedro Castillo, considerado o presidente bicentenário do Peru - Gian Masko / AFP

Neste 28 de julho, Pedro Castillo, do partido de esquerda Peru Livre, assume a presidência do Peru, no mesmo dia em que o país celebra 200 anos da sua independência. 

O presidente do bicentenário assume o cargo depois de uma eleição apertada, em que venceu com 44 mil votos de vantagem e demorou um mês e meio para ter os resultados homologados pela Justiça Eleitoral. 

Leia aqui: Pedro Castillo é oficialmente declarado presidente eleito do Peru

Castillo promete realizar uma reforma na Constituição, criar programas sociais para erradicar com o analfabetismo no país e aumentar o investimento em educação para 10% do PIB peruano. 

Um dos primeiros desafios será enfrentar a pandemia de covid-19, que já infectou 1,98 milhão de peruanos e gerou 187 mil mortes, posicionando o Peru como o país com a maior taxa de letalidade do mundo: 5.941 óbitos a cada 1 milhão de habitantes.

O novo chefe de Estado promete vacinar toda a população peruana até o final do ano. Até o momento, 12,2 milhões de doses foram aplicadas. 

::Epicentro da covid-19, América do Sul luta contra desigualdade e desinformação::

Na cerimônia de posse, que começa às 11h30 (hora de Lima), o Brasil estará representado pelo vice-presidente, general Hamilton Mourão. Os outros representantes sul-americanos são: os presidentes Luis Arce da Bolívia, Alberto Fernández da Argentina, Guillermo Lasso do Equador; o chefe de Estado colombiano Iván Duque, o chileno Sebasitán Piñera, e o chanceler Francisco Bustillo representando o Uruguai. A Espanha enviou o rei Felipe VI.

Já o gabinete de ministros deve ser empossado às 16h30 de hoje. 


Depois de um mês e meio de espera pelos resultados oficiais, Castillo recebeu as credenciais como presidente das autoridades eleitorais na última sexta-feira (23) / Sebastian Castaneda / AFP

Congresso

O Congresso peruano é composto por 130 deputados e ficou dividido em dez bancadas, a maior é a do partido governante Peru Livre com 37 parlamentares, seguido da organização de extrema-direita Força Popular com 24 cadeiras. 

A aliança governista ficou conformada pelos partidos: Peru Livre, Somos Peru, Partido Morado e Juntos pelo Peru, totalizando 54 congressistas. 

A extrema-direita, representada pelos partidos Renovação Popular e Força Popular postularam Jorge Montoya como candidato à presidência legislativa, que acabou recebendo apenas 10 votos. 

Outros partidos formaram uma aliança de centro-direita para assumir a direção do Parlamento. Enquanto a chapa inscrita pela aliança governante não foi aceita, acusando inscrição fora do prazo. 

Leia também: Peru: o que esperar da presidência de Pedro Castillo

Dessa forma, na votação realizada na última segunda-feira (26), houve 50 votos em branco contra 69 votos, que elegeram María del Carmen Alva, do partido de centro-esquerda Ação Popular, terceira maior força do congresso, para a presidência do período legislativo 2021-2022. Como vice-presidentes foram eleitos Lady Camones, de Aliança Para o Progresso, Patricia Chirinos, de Avança País, e Enrique Wong, de Podemos Peru.

María del Carmen defendeu a unidade para o fortalecimento da democracia peruana. "Terminemos o conflito entre poderes. O governo deve cumprir com sua tarefa e o Legislativo também", declarou no seu primeiro discurso como presidenta do Congresso. 

Por outro lado, o deputado Enrique Wong já manifestou que acredita "não ser o momento" para uma reforma da Constituição - principal proposta de campanha de Castillo. 

Edição: Rebeca Cavalcante