Mobilização

Solidariedade: metalúrgicos do ABC entregam Kombi ao padre Júlio

Veículo foi adquirido por meio de vaquinha virtual. Sindicato organiza arrecadação de agasalhos e cobertores

|

Ouça o áudio:

Caramelo na entrega do veículo ao padre Júlio: reforço nas ações pela população em situação de rua - Ari Paleta

Ações de solidariedade vêm se multiplicando para enfrentar a onda de frio em São Paulo. Nesta semana, por exemplo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC lançou a campanha “Aqueça companheir@s”, para arrecadar cobertores e agasalhos. Além disso, a entidade entregou uma Kombi ao padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua.

Continua após publicidade

O veículo, seminovo, foi adquirido por meio de vaquinha virtual, para substituir o que era usado pela Casa de Oração – e que agora vai para a oficina. Segundo os metalúrgicos, a arrecadação somou quase R$ 31 mil. “As doações vieram de trabalhadores da categoria, sindicatos, políticos que se sensibilizaram com a causa, anônimos e instituições como o Grupo Prerrogativas, que reúne advogados que defendem a democracia com justiça social”, informa o sindicato.

::Padre Júlio Lancellotti tem trajetória de vida narrada em documentário; assista::

Alegria e tristeza

“O padre Júlio faz um trabalho muito bonito com as pessoas em situação de rua de São Paulo, que poucos fariam com a dedicação que ele faz. Então resolvemos organizar uma vaquinha virtual para comprar uma em melhores condições. E foi um sucesso”, comenta o secretário-geral do sindicato, Moisés Selerges. “De um lado, ficamos felizes com a entrega do equipamento novo para que ele possa realizar o trabalho dele, mas de outro lado vem a tristeza porque isso não era para estar acontecendo no nosso país, muita gente morando na rua, passando fome, desempregada.” Diretor da entidade, Carlos Caramelo reforça pedindo a participação de todos (no final do texto, confira lista de locais onde as doações podem ser encaminhadas).

::Com previsão de frio intenso, movimentos de São Paulo pedem doações de agasalhos e cobertores::

Mais doações

Ainda nesta semana, entidades assistenciais da região do ABC estão recebendo doações obtidas no último sábado (24) em drive-thru realizado na fábrica da Volkswagen em São Bernardo. A ação de solidariedade foi promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em parceria com o Fusca Club ABC, e arrecadou 4,5 toneladas de alimentos.

Endereços para entrega da doações de agasalhos e cobertores:

Sede do sindicato: Rua João Basso 231, centro – São Bernardo
Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha
Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra: Rua Felipe Sabbag, 149, centro – Ribeirão Pires