Receita federal

Imposto de Renda 2021: Receita paga 3º lote de restituição nesta sexta (30)

No total, serão R$ 5,8 bilhões destinados a pouco mais de 5 milhões de contribuintes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O pagamento da restituição é dividido em cinco lotes - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (30) o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 para 5 milhões de contribuintes, no valor total de R$ 5,8 bilhões.

Dos que recebem agora, 4.913.343 entregaram a declaração até 18 de maio, e o restante tem prioridade legal: 13.985 idosos acima de 80 anos, 95.298 entre 60 e 79 anos, 8.987 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 36.616 cuja maior fonte de renda é a recebida pelo magistério.

Consulta

A consulta pode ser realizada por meio do site da Receita Federal, no qual o contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. 

Leia também: Dilma Rousseff: tributar grandes fortunas é uma das tarefas mais importantes para esse momento

No portal é possível saber se há eventuais pendências que estejam travando o pagamento da restituição. Também é possível fazer o procedimento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones Android e iOS.

O valor da restituição será depositado na conta bancária informada pelo contribuinte na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o dinheiro não puder ser transferido para a conta informada, a quantia ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano.

O pagamento da restituição é dividido em cinco lotes, pagos nos dias 31 de maio, 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

Edição: Daniel Lamir