Rio Grande do Sul

Cultura e Ciência

Projeto "Arte como Ciência" retoma série de entrevistas virtuais nesta terça-feira (3)

A entrevistada será Dedy Ricardo, artista e professora, falando sobre o teatro e a cultura negra na educação básica

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A pesquisadora Dedy Ricardo irá contar sobre sua experiência pedagógica na condução da Oficina de Teatro e Cultura Negra - Reprodução

Depois da realização da série especial "Arte como Ciência: Raízes", o projeto retoma as entrevistas com artistas e educadores. A intenção é dialogar sobre o papel que as artes desempenham na formação pessoal e social. A primeira entrevistada será Dedy Ricardo, que é artista, professora e pesquisadora de reconhecida atuação no Rio Grande do Sul.

Será nesta terça-feira (3), às 14h30, nas redes sociais do projeto: Facebook / Youtube / Instagram / Site

A pesquisadora irá falar sobre sua experiência pedagógica na condução da Oficina de Teatro e Cultura Negra, desenvolvida pelo Núcleo de Educação das Relações Étnico Raciais da Secretaria Municipal de São Leopoldo, em duas escolas situadas em regiões periféricas da cidade, entre os anos de 2017 e 2019. Segundo ela, a partir desse trabalho surgiu o desejo de investigar a possibilidade de construção de uma proposta de pedagogia teatral orientada pelos valores civilizatórios afro-brasileiros, pelos princípios da descolonialidade e em confluência com a Lei 10639/03 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

Sobre Dedy Ricardo

Dedy é mulher, negra, mãe, filha, irmã, esposa, atriz e professora. Iniciou a carreira artística em 1994, por meio do Projeto de Descentralização da Cultura, que levava oficinas de artes para as periferias da cidade de Porto Alegre. Trabalhou como arte-educadora nos abrigos municipais Casa de Acolhimento, Casa de Passagem e Serviço de Acolhimento Noturno, em Porto Alegre. É licenciada em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Foi professora da rede pública municipal de São Leopoldo, onde desenvolveu o projeto Oficina de Teatro e Cultura Negra, no Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, trabalha como professora do Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação da UFRGS, na área de Teatro. É integrante do Coletivo Atinuké, que estuda o pensamento das mulheres negras. Atua, desde 2000, no grupo Usina do Trabalho do Ator, em Porto Alegre.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko