UFRJVac

Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolve vacina contra a covid-19

Instituição deve pedir neste mês a autorização da Anvisa para iniciar os testes em humanos no fim do ano

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Imunizante desenvolvido pela UFRJ utiliza a mesma tecnologia de vacinas como a hepatite B e HPV - Foto: Coppe/UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está desenvolvendo uma vacina contra a covid-19 e deve pedir, ainda este mês, a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes clínicos em humanos. A equipe é liderada pela professora Leda Castilho, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe).  

De acordo com a Agência Brasil, os testes com a vacina, denominada UFRJVac, em animais foram promissores, segundo a professora. 

“A vacina está passando pelos últimos estágios de estudos em animais, que são os estudos que a gente chama de pré-clínicos. E, se tudo der certo, ela deve entrar em ensaios clínicos, que são os ensaios em voluntários humanos, até o final desse ano”, disse.

Leia maisVacinação no Rio: prefeitura estima vacinar jovens entre 15 e 18 anos até o fim de agosto

Segundo a pesquisadora, a vacina desenvolvida pela UFRJ utiliza a mesma tecnologia de outros imunizantes já disponíveis para a população brasileira.

“A vacina é baseada no uso de uma cópia da proteína que recobre a superfície do vírus. É uma proteína que a gente chama de recombinante. Há outras vacinas, há muitos anos, sendo usadas, inclusive em recém-nascidos, em idosos, que também são baseadas nessa tecnologia de proteína recombinante. Um exemplo é a vacina da hepatite B, que é amplamente usada desde a década de 1980, e a vacina para o HPV, usada em crianças e adolescentes desde 2007, e, também, uma vacina contra a gripe, que é usada em idosos no mundo todo, anualmente, desde 2013”, explica a professora que ressalta ainda que a tecnologia é facilmente aplicável a outras variantes do coronavírus.

Leia mais: Últimas da vacina: Anvisa recomenda suspensão de Janssen e AstraZeneca em grávidas

A previsão inicial seria que os documentos fossem enviados à agência até o fim do ano, mas a instituição acredita que ainda em agosto a solicitação será analisada.
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister