Ouça e Assista

Tempero da Notícia: ameaça ou distração? A farsa do voto impresso domina o debate

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Enquanto Bolsonaro insiste no tema e ataca STF, Arthur Lira (PP-AL) passa boiada na Câmara

Nesta edição do Programa Tempero da Notícia, produzido pelo Brasil de Fato, o jornalista Rodrigo Vianna destaca que a crise política subiu de patamar, com ameaças de Jair Bolsonaro (sem partido) ao Ministro Alexandre de Moraes, após inclusão do presidente no inquérito das fake news; e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), colocando em dúvida a lisura do processo eleitoral brasileiro.

A tempertaura ficou elevada e o presidente do STF, ministro Luiz Fux, cancelou reunião prevista entre os chefes dos Poderes, alertando Bolsonaro sobre os limites do exercício do direito da liberdade de expressão e o respeito entre os Poderes.

Na análise de Vianna, enquanto a sociedade gasta energia com o voto impresso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aproveita para passar a boiada. O texto base do PL 2.633/2020, conhecido como PL da Grilagem, foi aprovado na noite da última terça-feira (3).

Na quinta-feira (5), o projeto de lei apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro, que abre caminho para a privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios, o PL591/21, também foi aprovado.

:: Volta aos trabalhos legislativos marca continuidade da quebra de braço em torno das reformas ::

O programa leva para a "Panela de Pressão" os generais nomeados marechais em uma possível manobra para a chamada farra da promoção hierárquica. A denúncia foi trazida por uma reportagem exclusiva da Revista Fórum. Entre os 100 generais nomeados marechais, estão Augusto Heleno, Villas Bôas e Etchegoyen.  

::Coronel Ustra, torturador da Ditadura, é um dos “marechais” do Exército::

O "Cafezinho" da semana vai para a nadadora Ana Marcela Cunha, que conquistou a medalha de ouro na prova dos 10 km da maratona aquática dos Jogos Olímpicos de Tóquio, tornando-se a primeira brasileira campeã olímpica de natação e garantindo um recorde para as mulheres.

O quadro ainda celebra atletas medalhistas de países latino-americanos que sofrem grave embargo e seguem lutando: Yulimar Rojas, que bateu recorde mundial no salto triplo e ganhou primeiro ouro em Tóquio para Venezuela, e Mijaín López, cubano, o maior medalhista da história da luta greco-romana, que ganhou a quarta medalha de ouro consecutiva e dedicou a Fidel. 

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.

Edição: Isa Chedid