Mudança pra pior

O que o aumento nas vendas de macarrão instantâneo diz sobre a alimentação dos brasileiros?

Com alta nos preços dos alimentos, brasileiros recorrem cada vez mais ao produto, que é mais barato e menos nutritivo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Vendas do produto já haviam subido em 2020 e impulsionaram crescimento do setor de massas alimentícias - Fernando Andrade© / Unsplash

As vendas de macarrão instantâneo no Brasil têm aumentado tanto que a indústria de massas alimentícias estima que o faturamento do setor deverá subir entre 5% e 10% neste ano, impulsionado especialmente por esse tipo de produto.

Em 2020, o segmento também cresceu impulsionado pela massa de origem japonesa e teve faturamento de mais de R$ 3 bilhões. Mais barata, ela tem se tornado opção frente à inflação no preço dos alimentos.

Os dados que confirmam a alta do consumo são da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi). A entidade representa fabricantes de todo o país.

::Brasil tem 125,6 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar na pandemia::

Este não é o primeiro sinal de que a dieta dos brasileiros está mudando por causa dos preços dos alimentos. A consultoria Kantar divulgou recentemente que há um aumento também no consumo de outros ultraprocessados, como salsichas e pães industrializados.

A professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Milene Pessoa aponta que o cenário é um sinal de agravamento da insegurança alimentar no Brasil. 

"Muitas vezes o consumo de alimentos ultraprocessados vem como uma violação a um direito humano básico, que é o direito a uma alimentação adequada. Muitas famílias estão adquirindo esse produto porque é o que o dinheiro dá para comprar", alerta.

::BdF Explica: Por que os preços não param de subir?::

A nutricionista propõe uma reflexão, "É importante a gente lembrar que os preços dos alimentos in natura e minimamente processados têm aumentado muito, mas a gente não observa isso tanto nos alimentos utraprocessados. Isso acaba estimulando o consumo desses últimos".

Comida para tempos de crise

A própria história do macarrão instantâneo remete a crises econômicas e humanitárias. Ele foi criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. O inventor da massa, Momofuku Ando, diz em sua biografia que teve a ideia do produto após ver uma fila de pessoas famintas aguardando por um prato sopa.

Popularizado em países orientais, o "lamem mágico", como era chamado, percorreu o mundo nas décadas seguintes e já foi usado até como comida de astronauta. Ficou conhecido como comida prática, mas não tem potencial para substituir uma dieta equilibrada e diversa.

Milene Pessoa ressalta que as consequências nutricionais do consumo excessivo desses alimentos ultraprocessados são preocupantes, "É muito grave a gente pensar que a pessoa consome esse tipo de produto por falta de escolha, por falta de oportunidade, por falta de acesso a um alimento mais saudável".

::Artigo: A fome é um projeto de governo::

Segundo ela, "do ponto de vista nutricional, isso pode trazer para a população o que a gente chama de dupla carga de má nutrição, quando coexistem excesso de peso, sobrepeso, obesidade e também carência nutricional".

Essas carências nutricionais podem trazer malefícios até mesmo no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado. Além disso, estão associadas a doenças crônicas, como pressão alta, diabetes e câncer.

"É um problema para o indivíduo, mas é um problema de saúde pública também. A gente tem várias consequências. É preciso pensar em ações que possam resolver o problema em curto, médio e longo prazo e que sejam soluções sustentáveis", finaliza Milene.

Edição: Vinícius Segalla