Rio de Janeiro

PANDEMIA

Paes suspende calendário de vacinação no Rio e reclama de Ministério da Saúde

Prefeito reclamou que governo federal tem doses estocadas e alertou para alta de casos da variante Delta

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Eduardo Paes
Prefeito perguntou se governador de São Paulo não poderia enviar doses da CoronaVac, "sem intermediários" - Thiago Lontra/Alerj

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), disse na manhã desta quarta-feira (11) que o calendário de vacinação, que hoje contemplaria adultos de 24 anos, ficou comprometido, já que o Ministério da Saúde não enviou doses suficientes do imunizante contra a covid-19.

"Recebemos nessa manhã só 37.962 doses. Para vacinar o grupo de 24 anos, precisamos de 68 mil. Não vamos usar nosso estoque de 2ª dose. Com isso, suspenderemos a vacinação da primeira dose de amanhã", relatou o prefeito, nas redes sociais.

Leia mais: Prefeitura do Rio não adota novas medidas de restrição para conter variante Delta

Paes lembrou, ainda, que o Rio de Janeiro tem registrado muitos casos da variante Delta do novo coronavírus, o que tem provocado o aumento do número de internações pela doença. Ele disse também que o Ministério da Saúde tem estoque de 11,2 milhões de doses da vacina.

Na última terça-feira (10), ao suspender o calendário, o prefeito do Rio já havia reclamado que o governo federal tem mais de 10 milhões de doses estocadas desde o dia 4 e que não foram enviadas para os estados e municípios.

No Twitter, Paes ainda mandou recado para o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), perguntando se o estado não poderia enviar doses da CoronaVac para a capital fluminense. "@jdoriajr, não tem como mandar doses direto da coronavac para cá não? Sem intermediários, como vc está fazendo com a Prefeitura de São Paulo?".

Edição: Eduardo Miranda