Ásia

Presidente do Afeganistão deixa o país, e Talibã entra em Cabul

Grupo já controla todos os postos de fronteira; negociações sobre transferência de poder acontecem no Catar

|
Ghani deixou Afeganistão após Talibã cercar Cabul - Wikimedia Commons

O grupo extremista Talibã alcançou a capital Cabul neste domingo (15/08) e começou a ingressar na cidade, pouco tempo depois de o presidente Ashraf Ghani abandonar o país, junto com auxiliares. A informação da saída de Ghani foi confirmada por Abdullah Abdullah, que lidera o Conselho de Reconciliação Nacional do país.

O país foi praticamente dominado pelos insurgentes por meio de um rápido avanço durante a semana, na sequência da saída das tropas norte-americanas do local.

À BBC, um porta-voz do grupo, Suhail Shaheen, que está no Catar como parte de uma equipe de negociação entre governo, Talibã e EUA, disse que a ideia é assumir o controle do Afeganistão “nos próximos dias”. "Queremos uma transferência pacífica" do poder, disse do grupo.

Shaheen disse quais são os objetivos do Talibã antes de uma transferência de poder: "Queremos um governo islâmico inclusivo, e isso significa que todos os afegãos farão parte desse governo". "Veremos isso no futuro, à medida que a transferência pacífica estiver ocorrendo", afirmou.

Ele também garantiu que as embaixadas e trabalhadores estrangeiros não serão alvos dos combatentes do grupo e podem permanecer no país. "Não haverá risco para diplomatas, ONGs, ninguém. Todos devem continuar seu trabalho como faziam no passado", declarou.

Mesmo assim, vários membros da equipe da União Europeia se mudaram para um local mais seguro em Cabul, segundo um representante da OTAN. Por sua vez, os principais membros da equipe dos Estados Unidos na capital afegã estão trabalhando desde o aeroporto de Cabul, afirmou um funcionário dos EUA. Menos de 50 funcionários da embaixada norte-americana estão no momento em Cabul.

Alemanha e Itália anunciaram a retirada de todo o pessoal diplomático no país. Já a Rússia disse que não pretende evacuar a embaixada na capital.

Controle de postos de fronteira

O Talibã controla todos os postos de fronteira no Afeganistão, segundo informou a agência de notícias Associated Press, citando autoridades. O aeroporto de Cabul é a única maneira de sair do país.

Mais cedo, o Talibã ocupou a base aérea de Bagram, deixada pelas tropas norte-americanas em 2 de julho no âmbito da retirada dos militares do país. A base está situada a norte de Cabul e era a maior base dos EUA a partir de 2001. Após a retirada das tropas estadunidenses, as instalações foram entregues aos militares afegãos.

Papa pede diálogo

O papa Francisco expressou sua "preocupação" com a situação no Afeganistão e pediu um "diálogo" para resolver o conflito em curso.

“Eu me associo à preocupação unânime sobre a situação no Afeganistão”, disse o papa durante sua oração do Angelus em público na Praça de São Pedro, pedindo orações “para que o choque de armas cesse e por soluções podem ser encontradas no diálogo tabela ".

“Só assim a população martirizada desse país - homens, mulheres, crianças e idosos - poderão regressar às suas casas, para viver em paz e segurança, no pleno respeito mútuo”, afirmou.

(*) Com Sputnik e RFI