Do inverno ao verão

No frio ou no calor: sopa de beterraba cremosa é opção saudável e gostosa em todos os climas

Com preparo simples, receita leva vegetais na manteiga, caldo de carne e creme de leite

Ouça o áudio:

Cremosa, rica em sabores e saudável: sopa de berinjela é destaque no Comida de Verdade desta semana - Monika Grabkowska/Unsplash
Saborosa e com uma cor linda, alimenta não só o corpo, mas também a nossa alma

"Quentinha no frio ou geladinha no calor", é assim que a cozinheira Sayonara Salum sugere o consumo da sopa de beterraba.

Cremosa, rica em sabores e saudável, a receita em destaque no Comida de Verdade desta semana é fácil de fazer, mas o preparo é um pouco para ficar pronta. Por isso, Salum recomenda o preparo, com calma, num dia de folga ou no final de semana, por exemplo.  

:: Receita: Panela de legumes recheados com arroz e carne moída à moda do mediterrâneo :: 

Ingredientes 

6 beterrabas

2 cenouras

2 cebolas 

1 talo de aipo (salsão)

2 colheres de sopa de manteiga

2  colheres de chá de açúcar  

1 litro e meio de caldo de carne

1 xícara de creme de leite fresco ou de caixinha

1 limão

Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo

A ideia, de acordo com a cozinheira Sayonara Salum, é começar preparando o caldo de carne. “Enquanto [o caldo] cozinha, você vai preparando as beterrabas. Lave-as, fure cada uma com a ponta de uma faca e embrulhe no papel alumínio”, explica.

Depois é preciso colocar tudo numa forma, no forno pré aquecido a 180 graus. “Deixe por mais ou menos uma hora. Enquanto as beterrabas ficam assando você vai preparando os outros legumes”.

 :: Abobrinhas: a dica é se alimentar ao invés de falar ou ouvir ::

Em seguida, descasque as cenouras e rale (com um ralador “grosso”) e deixe-as separadas. 

Pique ou rale a cebola e também o talo do salsão. Quando a beterraba estiver assada, retire do forno e deixe esfriar, para depois descascar e também ralar. “ Você sabe que a beterraba está bem assada quando espeta a ponta de uma faca nela e percebe que está macia”, ensina Salum .

Depois de tudo ralado, pegue uma panela e coloque a manteiga, sobre fogo médio, até derreter. Depois é só acrescentar a cebola, a cenoura, o aipo e deixar refogando. 

Espere cerca de 10 minutos, coloque a beterraba e o caldo de carne peneirado, junto com o açúcar. Deixe levantar fervura. Na sequência, assim levantar fervura, baixe o fogo e deixe mais uns 20 ou 30 minutos para que o caldo possa incorporar o sabor dos legumes. 

:: Saudável e saborosa: aprenda a preparar uma caponata de berinjela :: 

Depois é hora de liquidificar. Com cuidado, coloque no liquidificador e acrescente o limão. 

“Aí você tempera com sal e pimenta e volta para a panela e prepara o creme que acompanha à parte, pode ser fresco ou de caixinha com o resto do limão. E acrescente sal e pimenta”.

A dica final é servir o creme de leite separadamente. “Você coloca o creme no prato à gosto e vai brincando com essa alquimia que vai surgindo com o rosa da beterraba e o branco do creme”, acrescenta Salum. 


 

 

Edição: Douglas Matos