pandemia

Programa Bem Viver: máscaras sem qualidade aumentam 1100% risco de contrair Covid em escolas

Modelo matemático desenvolvido pela USP simula riscos de aumento de contágio com retorno às aulas presenciais

Ouça o áudio:

Volta às aulas presenciais sem segunda dose da vacina é criticada por professores
Volta às aulas presenciais sem segunda dose da vacina é criticada por professores - Tobias Schwarz / AFP
Estamos falando de máscaras frouxas, que permitem circulação de ar e que não fazem filtragem

O uso de máscaras inadequadas, que não vedam o rosto e não filtram o ar, podem aumentar em até 1100% o risco de contaminação pelo novo coronavírus nas escolas, em comparação com os períodos em que as unidades de ensino estavam fechadas. Sem a distribuição de equipamentos de proteção adequados, professores, funcionários e estudantes acabam correndo mais riscos na volta às aulas presenciais, que já ocorre em diversos estados do Brasil.

A informação foi confirmada por meio de modelo matemático desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP) e repercutido na edição de hoje (17) do Programa Bem Viver. O software simulou diversas situações adaptadas para escolas da realidade brasileira a partir de um estudo de caso em Maragogi (AL).

O uso de máscaras do modelo PFF2 pode reduzir o contágio nas escolas, segundo o estudo. Caso não seja possível acessar as máscaras PFF2, a recomendação é utilizar duas máscaras, sendo uma descartável por baixo e por cima uma de pano, bem adaptada ao rosto. Para reduzir ainda mais as infecções, o modelo aponta que seria necessária carga horária reduzida, rodízio de alunos, acompanhamento de casos suspeitos e melhora na ventilação das salas de aula, o que não ocorre na maioria das redes de ensino do país.

“Máscaras mal utilizadas e sem qualidade fariam com que houvesse aumento grande do número de casos na comunidade escolar, de até 1100% se comparado com o período em que as escolas estavam fechadas. Estamos falando de máscaras frouxas, que permitem circulação de ar e que não fazem filtragem”, o doutor em Matemática Edmilson Roque, que fez parte da pesquisa. “Um ponto positivo é que, respeitando os protocolos de segurança, o aumento de casos é controlado se comparado a um retorno feito de qualquer jeito.”

Fome no Brasil

A preocupação com a possibilidade de não ter comida na próxima refeição já atinge quase 60% dos lares brasileiros, mais da metade dos domicílios do país. Os dados dão da pesquisa “Efeitos da Pandemia na Alimentação e na Atuação da Segurança Alimentar no Brasil”, coordenada pelo do Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia, com sede na Universidade Livre de Berlim.

Como resultado desse cenário, muitas famílias têm sido obrigadas a fazer a difícil escolha entre ter o que comer e pagar um aluguel para ter onde morar. São dois direitos fundamentais, previstos na Constituição brasileira, que não são cumpridos na prática. É essa a situação retratada na terceira reportagem da série especial “Fome no Brasil”, publicada pelo Brasil de Fato e repercutida no Programa Bem Viver.

Sem muitas alternativas, são as ocupações que têm dado perspectivas e servido de abrigo para uma parte da população que não tem como pagar os custos da moradia. Ainda assim, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou, no começo deste mês, um projeto de lei que impedia despejos durante a pandemia.

Na prática isso significa que famílias podem ser obrigadas a deixar as ocupações a qualquer momento, na cidade e no campo, mesmo em meio a pandemia e a onda de desemprego que já atinge pelo menos 14 milhões de trabalhadores no país.

Haiti

O Haiti sofreu um forte terremoto no último sábado (14), que deixou centenas de pessoas mortas e milhares desabrigadas. As buscas não terminaram e o número de vítimas ainda deve aumentar ainda. Brasileiros que vivem no país relataram que o momento é de extrema apreensão, sobretudo com o alerta de um ciclone e uma tempestade no Haiti nos próximos dias, que pode provocar alagamentos e deslizamentos.

O país caribenho vive uma grave crise social e política: em 2010, grande parte do Haiti foi devastada por outro terremoto, que matou cerca de duzentas mil pessoas. No mês passado, o presidente do país foi assassinado, agravando a crise social e política. Para além de uma questão geológica, os impactos do terremoto poderiam ser reduzidos com investimentos para combater a pobreza e fomentar o desenvolvimento do país.

Solidariedade ao Afeganistão

A população do Afeganistão vive dias de caos e terror após o grupo fundamentalista Talibã assumir o controle do país neste último domingo (15). Uma das primeiras medidas após a retomada do poder, depois de 20 anos, foi a suspensão da vacinação contra a Covid-19.

Cenas tristes de afegãos se agarrando a aviões para tentar deixar o país rodaram o mundo, em uma situação desesperadora, que resultou em mortes.

Especialistas têm dificuldade de projetar o que está por vir, mas é possível esperar grandes retrocessos em direitos humanos, especialmente para mulheres, que temem até mesmo por suas vidas.


Confira os horários de transmissão do programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes