Aumenta o som

Três Por Quatro: Augusto Aras na mira do STF e Reforma Administrativa são temas desta semana

Podcast vai ao ar todas as sextas-feiras e já está disponível nas principais plataformas

Ouça o áudio:

Os parlamentares denunciaram Aras por suposta prevaricação em relação às atitudes do presidente Jair Bolsonaro - EVARISTO SA/AFP

Nesta semana, o ex-ministro José Dirceu, a jurista Carol Proner e a economista Juliane Furno falam, no Três por Quatro - Um Retrato do Brasil, sobre a notícia-crime contra o procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentada pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Fabiano Contarato (Rede-ES), e a Reforma Administrativa, alvo de manifestações pelo país na última terça-feira (18).

Os parlamentares denunciaram Aras por suposta prevaricação em relação às atitudes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no Supremo Tribunal Federal (STF), como os ataques ao sistema eleitoral e à democracia e a negligência na condução ao enfrentamento da pandemia de covid-19.

Aras foi escolhido para o cargo de PGR por Bolsonaro mesmo sem estar na lista tríplice feita pela Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), indo contra uma tradição que vinha desde 2003. O relator da ação será o ministro Alexandre de Moraes, alvo de ataques do capitão reformado e de seus apoiadores

Também nesta semana, servidores públicos municipais, estaduais e federais de 19 estados e do Distrito Federal foram às ruas contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, da Reforma Administrativa.

A mobilização, convocada por centrais sindicais, denuncia a falta de diálogo por parte do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os danos de uma eventual aprovação da reforma para o serviço público.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já afirmou que a proposta deve entrar em votação até o final de agosto no Plenário. A medida foi protocolada pelo Planalto em setembro de 2020, e altera uma série de normas que regem o trabalho no funcionalismo público.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras e já está disponível nas principais plataformas de podcasts. No time do Três por Quatro estão o ex-ministro José Dirceu, a jurista Carol Proner e a economista Juliane Furno, debatendo os fatos mais relevantes da política nacional e internacional pela perspectiva dos setores populares. A apresentação é do jornalista Igor Felippe. 

Edição: Leandro Melito