PARALISIA

Um choque térmico pode entortar o rosto?

Quando o nervo inflama a paralisia afeta um dos lados da face

Ouça o áudio:

Reprodução - iStock
A Paralisia Facial acontece quando um dos nervos do par craniano facial se inflama

Outro dia curtia uma cachoeira com um grupo de amigos. O clima estava quente mas, como de costume, a água estava super gelada. Quando finalmente tomamos coragem para um mergulho, após uma hora no sol, um dos membros do grupo lembrou a todos: “Ei! Cuidado com o choque térmico! Ninguém aqui quer ficar com o rosto torto, né?”

Todo mundo já deve ter ouvido uma história semelhante. Fulano abriu o congelador e ficou com a boca torta. Ciclano entrou numa sala com ar condicionado e o mesmo ocorreu. Afinal, o frio brusco pode “entortar o rosto”?

Há relatos na literatura médica que sugerem uma relação com a exposição ao frio brusco, mas ainda é 

A Paralisia Facial (ou Paralisia de Bell) é o distúrbio que se relaciona com essas histórias. Ela acontece quando um dos nervos do par craniano facial se inflama. Esses dois nervos são os responsáveis por ligar cada hemisfério cerebral aos diversos músculos do nosso rosto. Ou seja, todos os nossos movimentos faciais se relacionam com o funcionamento deles. Inclusive os da boca e dos olhos. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Quando o nervo inflama a paralisia afeta um dos lados da face. A boa notícia é que a grande maioria dos casos regride totalmente após um tempo (de 1 a 6 meses). Em raros casos, podem haver sequelas irreversíveis. O ideal é, ao notar os primeiros sintomas, procurar o médico e iniciar o tratamento, que envolve fisioterapia e o uso de medicamentos para que a recuperação seja plena.

Mas o que causa essa inflamação? A ciência ainda busca essa resposta. Ao que tudo indica, vários fatores podem originar essa repentina inflamação do nervo. Infecções por bactérias e vírus (como o da Herpes), estresse, sobrecarga do sistema imunológico, tumores e traumas parecem ser os responsáveis pela maioria dos casos.

E sim, há relatos na literatura médica que sugerem uma relação entre a exposição ao frio brusco e o aparecimento da Paralisia de Bell. Contudo, como ainda é uma questão aberta para a ciência, devemos tratar isso como uma hipótese, e não como uma certeza.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Os nervos faciais saem do crânio próximo à região inferior da orelha. O que pode explicar a relação entre dores no ouvido e o aparecimento dos primeiros sintomas. Assim, é sugestivo pensar que a exposição dessa região ao frio intenso seja mais relacionada ao desenvolvimento da paralisia.

Porém, como os estudos se baseiam em relatos dos pacientes, é possível que os mesmos relacionem o aparecimento dos sintomas com os episódios de choque térmico sem que, contudo, essa relação exista na prática. Por isso, precisamos aguardar novos estudos para ter quaisquer certezas nessa história.

Um abraço e até a próxima!

 

Edição: Rafaella Dotta