Blogueiro em delírio

Após benção de umbandista a Lula, Allan dos Santos diz que petista “é apoiado por demônios”

Pai de Santo lamenta ataque racista de apoiador de Jair Bolsonaro, fala em crime e acusa perseguição de evangélicos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Blogueiro, que mora nos EUA desde que passou a ser investigado pela Justiça brasileira, poderá ser alvo de nova investigação pela declaração - Reprodução

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos afirmou, em seu perfil no Instagram, que “Lula é apoiado também por demônios”, após o ex-presidente petista receber uma benção de uma representante da Umbanda em Fortaleza, no Ceará. O militante ainda cobrou uma posição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre o encontro de Lula com a líder religiosa.

“Neste domingo, é importante falar do silêncio da CNBB. Marque seu pároco e o seu bispo. Chega de Lula! Basta! Nosso Brasil é do Senhor Jesus”, afirmou Santos. A publicação é acompanhada de um vídeo, que mostra a religiosa, que não foi apresentada pelo cerimonial, abençoando o ex-presidente.

O encontro fez parte do evento “Lula com a cultura e os movimentos sociais”, que é parte da agenda do petista em sua visita ao Nordeste, onde tem construído alianças para a disputa das eleições de 2022.

“Você vai ganhar, nós não merecemos tudo isso que estamos passando. Viva as deputadas e vereadoras, viva a mulher brasileira”, afirma a líder religiosa. Conferir a partir de 1:16:13 no vídeo.

Para o Pai Rodney de Oxossi, babalorixá e antropólogo, Allan dos Santos foi racista. “Isso é racismo religioso. A intolerância religiosa é uma das faces mais hediondas do racismo. Aliás, precisamos fazer esse deslocamento, sair do discurso que fala da intolerância religiosa e explicar que é crime. Com essa afirmação, ele está incitando a violência e o ódio. Sabemos quem toma pedrada e tem seus templos apedrejados, quem tem sofrido na mão de traficantes ligados à milícia.”


Postagem do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos ataca religião de matriz africana / Foto: Reprodução / Instagram

Ainda de acordo com o religioso, Allan dos Santos age de acordo com o projeto mais amplo do atual governo federal:

“Historicamente e sistematicamente somos perseguidos nesse país. Essa perseguição já foi policial. Hoje, essa perseguição segue, mas com esses grupos neopentencostais que se aliaram aos bolsonaristas. Na verdade, vão na mesma direção, não podemos perder do norte que é um projeto cristão-evangélico que está em curso no país e tem no seu norte a perseguição à religiões de matriz africana.”


Lula com lideranças religiosas no Ceará / Foto; PT Ceará

Edição: Vinícius Segalla