VISIBILIDADE LÉSBICA

Vozes Populares | Visibilidade Lésbica e o direito à dupla maternidade

Rivânia Rodrigues, integrante do Candaces, aborda as principais lutas das mulheres lésbicas

Ouça o áudio:

Atualmente, mulheres lésbicas com o sonho de constituir uma família com filhos esbarram em inúmeras dificuldades - Foto: Arquivo Pessoal
Que o SUS assuma a maternidade das mulheres lésbicas

A imagem de uma criança sendo cuidada por duas mães ainda não é naturalizada para toda a sociedade. Mas hoje já está posto que existem outras configurações, dentre elas a que duas mães exercem a maternidade. Mulheres lésbicas também possuem o direito de ser mãe, mas esse direito é negado quando faltam políticas públicas que facilitem esse processo. Por isso, falar de visibilidade lésbica é também falar de maternidade. 

O dia 29 de agosto é conhecido nacionalmente como o Dia da Visibilidade Lésbica. Ele marca o aniversário do primeiro Encontro Nacional de Mulheres Lésbicas no Brasil, em 1996. Por isso, é uma data para dar destaque às principais necessidades da comunidade. Algumas dessas pautas são comuns a todo o movimento LGBTQIA+, mas algumas violências são específicas às mulheres lésbicas. É o caso da lesbofobia, do lesbocídio e do estupro corretivo, por exemplo. 

Rivânia Rodrigues, integrante da Rede Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras Feministas, conhecida como Candaces, fala das pautas que são comuns, mas também das que são singulares ao movimento lésbico. Ouça o programete completo para saber mais.

O Vozes Populares é um programete semanal gravado com média de 5 minutos de duração e traz análises de movimentos populares sobre temas como cidadania, direitos humanos, política, feminismo e assuntos da conjuntura política brasileira. Confira outras edições em nosso site.

 

Edição: Vanessa Gonzaga