Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Na mira do Senado

CPI da Covid: “esquecimentos” e silêncio marcam depoimento de Ricardo Santana

Empresário esteve presente no jantar em que foi pedido propina na compra da AstraZeneca

26.ago.2021 às 15h55
Felipe Mascari
|Rede Brasil Atual

Ricardo Santana sofreu com ausência de memória e não disse "não se lembrar" sobre diversas perguntas - Edilson Rodrigues/Agência Senado

O depoimento do empresário José Ricardo Santana na CPI da Covid até a suspensão da sessão no horário do almoço, nesta quinta-feira (26), foi marcado por uma série de “esquecimentos” e também pelo direito de ficar em silêncio. O depoente, que não prestou compromisso de dizer a verdade, foi convocado por ter participado do jantar em que teria sido feito o pedido de propina na compra de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.

Ricardo Santana chegou à CPI da Covid amparado por um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, para não dizer nada que pudesse incriminá-lo. A partir disso, a testemunha recorreu à falta de memória quando questionado diversas vezes. Como, por exemplo, em relação a seu salário como funcionário da Anvisa ou de encontros feitos pelo empresário.

:: CPI ouve participante do jantar do pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina ::

Quando decidiu responder as perguntas, o depoente foi superficial e não entrou em detalhes. Em outros momentos, usou o direito de ficar em silêncio. O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), se revoltou com o andamento da sessão. “A gente precisa manter cautela e sangue frio, mas é dito de maneira descarada que ele não lembra de nada. Não lembra como conheceu as pessoas ou como participou de uma negociação de vacina”, criticou.

Relação com lobista

Logo no começo da sessão, o relator Renan Calheiros (MBD-AL) exibiu um áudio de Ricardo Santana em conversa com o lobista Marconny Albernaz sobre a elaboração de um plano para o Ministério da Saúde. De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), as informações colhidas pela CPI da Covid mostram que o empresário conheceu o lobista na casa de Karina Kufa, advogada do presidente Jair Bolsonaro.

:: Randolfe Rodrigues: “Única forma de Bolsonaro não ser preso é ser reeleito” ::

Porém, ao ser questionado sobre sua relação com Marconny e Karina, Ricardo disse “não se recordar das circunstâncias” em que foi apresentado ao lobista e não se lembrou também de quem mais estava na casa da advogada.

Ricardo Santana informou que, ao deixar a Anvisa, foi convidado para fazer parte da equipe do Ministério da Saúde pelo ex-diretor de logística Roberto Ferreira Dias. Ele também disse não se lembrar de como conheceu Dias, nem detalhou sua relação com o ex-diretor, mas afirmou que saiu da agência para trabalhar no Ministério da Saúde sem remuneração.

::Dias indica coronel como testemunha e reforça tese de "acordão" de militares com Centrão::

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) insistiu, perguntando quando o depoente havia deixado o Ministério da Saúde, informação importante para estabelecer a cronologia da negociação de imunizantes. Ele afirmou se lembrar apenas da data em que preencheu os formulários para assumir um cargo no ministério, 25 de março.

Para os senadores, deixar um trabalho remunerado para ficar sem salário reforça a tese de que “ele era um lobista dentro do Ministério da Saúde”.

Memória curta de Ricardo Santana

O empresário Ricardo Santana também foi perguntado sobre o jantar em que teria ocorrido o pedido de propina na compra da AstraZeneca. O depoente afirmou não ter presenciado nenhum pedido de vantagem indevida durante jantar realizado, em 25 de fevereiro, em Brasília.

Santana acrescentou que foi um “encontro social” com o então diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias, mas chegaram à mesa o cabo Luiz Dominguetti Pereira e o militar Marcelo Blanco. Novamente, ele disse “não lembrar de detalhes” e afirmou que “conversaram sobre amenidades”.

:: BdF Explica | As principais suspeitas que a CPI da Covid levantou até agora ::

A testemunha também foi questionada sobre as viagens à Índia pagas pela Precisa Medicamentos – empresa investigada por irregularidades na compra da Covaxin. Sobre o tema e sua relação com a Precisa, preferiu ficar em silêncio.

Renan perguntou se Ricardo Santana já havia prestado serviços para a Precisa, mas o empresário usou novamente o direito ao silêncio.

Conteúdo originalmente publicado em Rede Brasil Atual
Tags: astrazenecacpi da covid
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Genocídio

Líder da oposição em Israel diz que Netanyahu não representa maioria e pede fim dos ataques a Gaza

Retaliação russa

Rússia mantém retaliação contra Ucrânia com grande ataque aéreo

Educação

“Ratinho Junior é diretamente responsável por adoecimentos na educação”, afirmam deputados em Audiência

LUTA FEMINISTA

Congresso da UBM-RS defende radicalização da democracia como caminho para a emancipação das mulheres

MC não é bandido

A criminalização de MC Poze e a longa história de silenciamento da arte negra no Brasil

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.