Minas Gerais

PRIVATIZAÇÃO

Situação da TV Rede Minas e Rádio Inconfidência será debatida em reunião estadual

Entidades denunciam que os canais públicos de rádio e televisão de MG estão sob ameaça de privatização e desmonte

Belo Horizonte (MG) |
Reunião ampliada acontecerá no próximo dia 31, às 19h - Rogério Hilário

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e o Sindicato de Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) convocam uma reunião ampliada para discutir a situação da Rádio Inconfidência e da TV Rede Minas. No último mês, a desvalorização profissional e problemas na gestão dos canais têm levado funcionários a se mobilizarem por melhorias nas empresas. 

Salários de trabalhadores concursados não chegam, na maioria dos casos, a dois salários mínimos

As entidades, que apoiam as demandas dos trabalhadores, denunciam ainda que os canais públicos de rádio e televisão de Minas Gerais estão sob ameaça de privatização e desmonte por parte do governo estadual.

Entenda o caso

Atualmente, os salários dos trabalhadores concursados das duas emissoras não chegam, na maioria dos casos, a dois salários mínimos. No dia 05 de agosto trabalhadores da Rádio Inconfidência se reuniram em assembleia e decidiram entrar em greve caso seja aprovado o novo Plano de Cargos e Salários (PCS) da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que reúne a rádio e também a TV Rede Minas.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Trabalhadores da TV Rede Minas também demonstram insatisfação. Ainda no dia 05 de Agosto entregaram para o presidente da EMC, Sérgio Rodrigues, uma carta em que solicitam informações sobre o andamento da revisão da lei de carreira da TV e do PCS da empresa. Os trabalhadores requisitam que seja adotado processo seletivo para a escolha dos gestores da rádio e servidores comissionados.

Reunião Ampliada

A reunião convocada pelo sindicato e pelo FNDC será online e é endereçada a comunicadores, defensores dos serviços públicos e demais cidadãos mineiros. Acontece no próximo dia 31, às 19h. Para participar é necessário se inscrever neste link. O endereço para a reunião, por motivos de segurança, será enviado apenas aos inscritos.

 

 

Edição: Rafaella Dotta