últimas notícias

Idosos no Rio de Janeiro começam a receber terceira dose de vacina nesta quarta (1)

Até o próximo dia 10, aplicação de reforço é inoculada em idosos residentes em instituições de longa permanência

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

As unidades também seguem aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira - Foto: Tatiana Fortes / GOVCE

Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura do Rio vacina contra a covid-19 as adolescentes de 16 anos. Na terça (31), é a vez dos meninos de 16 anos. Gestantes, puérperas, lactantes e Pessoas com Deficiência (PcD) com 12 anos ou mais também podem se vacinar em qualquer dia. 

O calendário segue, de forma escalonada por idade e sexo, até o final da semana, quando os meninos de 15 anos recebem a primeira dose na sexta (3). Até 14 de setembro, a vacinação será destinada aos adolescentes com idade entre 12 e 16 anos.

Leia também: Artigo | Onde está a terceira dose da vacina?

As unidades também seguem aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira.

Segundo a prefeitura, quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose, é importante levar também o comprovante da primeira aplicação.

Pessoas com Deficiência (PcD) devem apresentar laudo da rede pública ou particular; cartões de gratuidade no transporte público; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de uma pessoa com deficiência.

Gestantes e puérperas devem apresentar cartão de pré-natal, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível no site. Lactantes devem apresentar indicação do profissional de saúde que realiza o acompanhamento da criança.

Terceira dose

A aplicação da terceira dose de vacina contra covid-19 em idosos começa na quarta-feira (1º). Desta data até o dia 10, serão vacinados idosos residentes em instituições de longa permanência.

A partir do dia 13 de setembro, começará a terceira dose de quem tem 95 anos ou mais. A vacinação dos idosos seguirá até o dia 30 de outubro, quando quem tem 60 anos poderá receber a terceira dose da vacina.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse