7 de setembro

Movimentos populares e centrais sindicais realizam Mutirão Nacional Fora Bolsonaro

Jornal Brasil Atual traz ainda dados de estudo que mostra necessidade de dobrar investimento na educação infantil

Ouça o áudio:

Militantes do MAB participam de Fora Bolsonaro no dia 24 de julho - Divulgação

Durante o final de semana, movimentos populares e centrais sindicais foram às ruas em diferentes cidades do país a fim de convocar a população para o dia 7 de setembro. O Mutirão Nacional Fora Bolsonaro, teve como proposta dialogar com a população sobre o cenário econômico e social. Para isso, houve distribuição de panfletos com os 10 principais motivos para afastar Jair Bolsonaro da Presidência da República.

No próximo dia 7 acontece em todo Brasil o 5º Grande Ato Nacional "Fora Bolsonaro", junto com o tradicional Grito dos Excluídos, que chega a sua 27ª edição. Para convocar a população às ruas, no último final de semana foi realizado o Mutirão Nacional Fora Bolsonaro. O panfleto mostra as principais razões que fazem o governo de Jair Bolsonaro insustentável com medidas que promovem os maiores retrocessos sociais, trabalhistas e econômicos da história do Brasil.
Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo tiveram atos maiores, porém, a panfletagem ocorreu também em municípios de Pernambuco, Minas Gerais, Goiânia, Paraná e Ceará. 

Em São Paulo, além da panfletagem, também foi realizado o ato Mil Vozes de Sampa, na Praça da República, com a participação do trompetista Fabiano Leitão, ativista que interveio no desfile militar em Brasília. Para Evaniza Rodrigues, da União dos Movimentos de Moradia, é insuportável continuar com um governo que desdenha da morte e enfatiza que comprar armas de fogo é melhor do que ter comida no prato. Evaniza comenta que nesta semana a panfletagem e o diálogo com a população para convocá-la ao grande ato do dia 7 de setembro, continua. 

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde traz detalhes sobre o estudo da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) que aponta a necessidade de que o Brasil dobre o atual investimento na educação infantil.

Dados levantados pela Fineduca mostram que houve redução de 36 porcento nas despesas do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, na comparação entre 2014 e 2020. Apenas entre 2019 e 2020, a redução foi de 10%. Observando apenas a educação básica, que inclui o ensino infantil, a situação é mais drástica: 61 porcento de redução de verbas na comparação 2014-2020.

*Com informações de Larissa Bohrer e Rodrigo Gomes.

Confira as reportagens e o jornal completo no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos