Rio Grande do Sul

Água e Saneamento

Trabalhadores da Corsan se mobilizam contra privatização do serviço de água e saneamento no RS

Plenário da AL aprecia o PL hoje (31); na tarde de ontem, prefeitos pediram mais tempo para "amadurecer posição"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Trabalhadores da Corsan realizaram assembleia antes de ato político no Largo Glênio Peres. Após, rumaram até a Praça da Matriz para acompanhar apreciação do PL que privatiza a empresa - Foto: Claiton Stumpf

Começou a partir das 14h desta terça-feira (31), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), a apreciação de uma série de projetos de lei que permitem a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), além de regionalizar o serviço de água e saneamento no estado.

Mobilizados durante a manhã e o início da tarde, os trabalhadores da Corsan realizaram atividades da região central da Capital. A partir das 9 horas da manhã, houve uma assembleia dos funcionários e logo após, às 9h30, foi realizado um ato político no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre.

 

 

Posted by Sindiágua/RS on Tuesday, August 31, 2021

:: Privatização da Corsan: entenda o caso e os riscos de vender o serviço de água e saneamento ::

Durante o ato, em cima do carro de som, Arilson Wünsch, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua/RS), afirmou que a água, assim como a saúde e educação, são essenciais para o povo gaúcho.

"Somos os donos do RS, e não o Eduardo Leite (PSDB) que quer ser presidente e pra isso veio aqui vender a nossa água para o capital internacional, mais precisamente, para empresas de Singapura. Aqui vamos lutar até o fim", protestou o dirigente sindical.

Segundo o dirigente, estavam presentes na manifestação representantes de mais de 300 municípios gaúchos. Além disso, ele reforçou que a luta contra a privatização da Corsan não é somente pelo trabalho e pelo emprego dos funcionários da estatal, mas uma luta pelo saneamento de todo o estado

Pouco antes do início da sessão plenária do Legislativo estadual, às 14h, os trabalhadores reunidos na frente do Mercado Público rumaram até a Praça da Matriz, para realizar a assembleia geral do Sindiágua. No mesmo local, ocorreu uma manifestação do Comitê Porto Alegre do Plebiscito Popular sobre as Privatizações.


Trabalhadores bancários organizados no Comitê do Plebiscito Popular do RS estiveram presentes apoiando os colegas da Corsan / Foto: Claiton Stumpf

Prefeitos pedem mais tempo para analisar a privatização da Corsan

Na tarde de ontem (30), aconteceu uma assembleia extraordinária da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para analisar a proposta de privatização da Corsan e a regionalização do serviço. Atual presidente da Famurs, o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto (PP), convocou todos 497 prefeitos do RS para o debate realizado em formato híbrido.

Estiveram presentes cerca de 300 prefeitos, que encaminharam um pedido de "tempo razoável" para que os gestores municipais debatam a privatização da Companhia. O pedido foi direcionado à Assembleia Legislativa do RS e ao governo estadual. Também foi pedido maior tempo para a discussão do Projeto de Lei que trata sobre a regionalização do serviço.

"Os prefeitos entenderam não estarem aptos para votarem se são favoráveis ou contrários à privatização, diante da complexidade do tema. Considerando que a decisão por parte do governo é desestatizar a companhia com base no Marco Regulatório do Saneamento e que cabe a Assembleia Legislativa deliberar sobre o tema", afirma nota da Famurs.

Conforme já havia sido publicado no Brasil de Fato RS, mesmo que os deputados estaduais aprovem a privatização, ainda faltará a aprovação dos municípios. Estão em pauta três Projetos de Lei que tratam sobre o mesmo tema: o PL 210/2021 que cria uma unidade regional de Saneamento Central, que deve tratar do serviço nos Municípios que atualmente têm contrato com a Corsan; o PL 211/2021, que trata da privatização da Companhia; e o PL 234/2021, que irá instituir as unidades regionais Sul, Nordeste e Litoral Norte.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira