Rio Grande do Sul

Dança

2º Festival Internacional de Videodança do RS começa nesta quinta-feira (2)

A mostra apresentará mais de 40 produções, pelo Youtube e também na sede da Fundação Ecarta em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Serão apresentadas 25 produções nacionais e 20 internacionais de forma híbrida, entre os dias 2 e 12 de setembro - Reprodução

Começa nesta quinta-feira (2) a segunda edição do Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (Fivrs). A mostra se estende até o dia 12 de setembro e conta com a seleção de 45 trabalhos, dos quais 25 são produções nacionais e 20 são de outros 13 países.

A exibição ocorrerá de maneira híbrida: no site e no canal do Fivrs no YouTube (clique aqui para acessar) e na sede da Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre). O Fivrs é uma realização conjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Fundação Ecarta.

Segundo a organização do festival, as videodanças selecionadas combinam as linguagens das artes do vídeo e da dança em temáticas livres com duração de 1 até 10 minutos. Os trabalhos internacionais são da Espanha, EUA, Argentina, Chile, Portugal, África do Sul, Porto Rico, Itália, Colômbia, Inglaterra, Malásia, Bielorrusia, México.

Os nacionais são do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas.

A equipe do festival comemora o crescimento no número de inscrições, a expansão geográfica de sua abrangência e a diversidade dos trabalhos. "Apresentam um amplo espectro de abordagens e de perspectivas poéticas, estéticas, culturais, identitárias e políticas, compondo um potente panorama nacional e internacional da linguagem da videodança na contemporaneidade”, destaca Carmen Hoffmann, criadora do festival ao lado de Rosângela Fachel, integrantes do Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais e do Curso de Dança e Centro de Artes da UFPel.

Mostra paralela

Com a integração ao Fivrs do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), órgãos da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a Casa de Cultura Mario Quintana terá uma programação paralela de 7 a 11 de setembro, na Sala Cecy Frank (Rua dos Andradas, 736, 4º andar).

Serão exibidos trabalhos da Mostra Panorama IMARP de 2014 a 2020, da Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança (Brasil) e da Mostra Curaduría Colectiva de Proyecto Corporalidad Expandida, do Festival Internacional Corporalidad Expandida – Fice  (Argentina).

Também será projetada a premiére brasileira da videodança Song of Songs (2020, 20min), o mais recente trabalho do artista, pesquisador, teórico e professor norte-americano Douglas Rosenberg. Fundador e editor do The International Journal of Screendance, suas exibições mais recentes incluem a Limerick City Gallery of Art, na Escócia, o Lincoln Center, de Nova York e o Festival Ciné-Corps de Paris.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira