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Aplicativo cria canal de cobrança por políticas públicas para moradores de Brumadinho

Campanha “Faça sua demanda chegar ao poder público” busca gerar cooperação entre sociedade e poder público

Belo Horizonte (MG) |
Reprodução - Agência Brasil

O Observatório Social de Brumadinho (OSB) lançou no último dia 19 a campanha “Faça sua demanda chegar ao poder público”. 

A campanha tem por objetivo melhorar a cooperação entre sociedade civil e poder público a fim de resolver questões coletivas da cidade, além de engajar as pessoas coletivamente. Segundo Leice Garcia, presidente do Conselho Administrativo do Observatório, “ao estruturar uma campanha que conecta, diretamente pelo celular, a demanda do cidadão com o poder público, podemos aumentar a participação social no âmbito local”.

Demanda deve chegar rapidamente a quem cuida do problema alertado pelo cidadão

Para tanto, pretende-se utilizar um aplicativo desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em parceria com Universidade de Bologna (UNIBO), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da CAPES, FAPESC e empresas do polo tecnológico de Florianópolis.

 Proposta é minimizar problemas como de transporte público 

Em Brumadinho, o projeto teve início em fevereiro deste ano, a partir da parceria firmada entre o OSB, a UDESC, a PUC MG e a UEMG. Garcia afirma que o Observatório possui a expectativa, dentre outras, de que “que o aplicativo poderá auxiliar a minimizar problemas de transporte público e mobilidade urbana que são muito sérios no município. Também a segurança pública, que é outro assunto muito problemático”.

Acesse o aplicativo

O aplicativo, denominado ParticpACT, está disponível no Google Play, para celulares Android, e no APP Store, para celulares com tecnologia IOS.

Diálogo com a prefeitura

O Observatório dialogou com a Prefeitura da cidade para pensar procedimentos que contribuam com o diálogo entre a população e o poder público.

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Leice Garcia afirma que “um dos pontos centrais para o Observatório é definir com o poder público um fluxo de informação que possibilite rapidez no atendimento da demanda pelo Poder Público. A demanda não pode ficar nas “nuvens”. Na verdade, ela tem que chegar rapidamente ao setor que cuida do problema objeto do alerta cidadão”.

Campanha se preocupa com atingidos pelo rompimento da barragem

Outra preocupação da campanha diz respeito às ações e projetos de regeneração social e ambiental na cidade. Leice Garcia enfatiza que “não podemos esquecer da tragédia-crime de Brumadinho. Certamente, vamos encontrar uma forma de integrar esse desafio na campanha”. 

Próximos Passos

Inicialmente, a campanha tem priorizado a divulgação do aplicativo junto à população e obter depoimentos sobre as questões enfrentadas na cidade. Posteriormente, a aposta será no desenvolvimento de campanhas específicas e no “cruzamento de bases de dados da cidade, como consumo de energia elétrica, produção de lixo, tráfego de veículos, acidentes de trânsito, violência urbana, entre outros, gerando assim um mapeamento de demandas a serem tratadas pelo poder público”.

No Youtube você encontra a reunião de lançamento da campanha.  

 

Edição: Elis Almeida