Despejo Zero

Dados atualizados sobre despejos no Brasil mostram aumento no número de casos entre 2020 e 2021

Jornal Brasil Atual também traz informações sobre o Atlas da Violência 2021, divulgado na última terça-feira (31)

Ouça o áudio:

Movimento de Trabalhadores Sem Teto consegue barrar despejo de 100 famílias carentes em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo - 02/03/2021 - MTST

Número de famílias despejadas no Brasil no último ano teve um grande aumento, de acordo com pesquisa realizada pela Campanha Despejo Zero. Foram 6.373 famílias despejadas até agosto de 2020, e até agosto de 2021 foram removidas 21.725 famílias.

Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas são os estados onde mais famílias sofreram remoções. No Rio de Janeiro foram 4.862 famílias; em São Paulo, 4.622 famílias; e no Amazonas, 3.080 famílias.

Adinomar Santos, membro da coordenação do Fórum Nacional de Reforma Urbana e consultor de projetos sociais de Habitat para Humanidade, na região de Manaus, denuncia que há pelo menos uma década o estado do Amazonas sofre com despejos. Segundo o assistente social, os despejos que aconteceram durante a pandemia são responsáveis pelo maior número de pessoas vivendo em situação de rua. 

Para Marta, integrante da Unificação das Lutas de Cortiços e Moradia de São Paulo, além da violação mais grave, de tirar o direito à moradia, os despejos também somam outras violações de direitos, como a violência policial e o não apoio do governo municipal e estadual em realocar essas famílias.

A Campanha Despejo Zero foi criada por movimentos e organizações sociais, em junho de 2020, com o intuito de resolver a situação de insegurança pela qual passam as famílias mais vulneráveis e também as pessoas em situação de rua.
 
Vitor Inglez de Souza, advogado do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, explica que as famílias que estão sofrendo ordem de despejo podem buscar apoio na Defensoria Pública e também pela advocacia popular. 

De acordo com Marta, em 2022, ano de eleições também para governos estaduais, a estratégia de João Doria será de negar a existência de um problema grave como os despejos, uma vez que precisa manter seu eleitorado. 

*Com informações de Larissa Bohrer.

Confira a reportagem e o jornal completos no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.


 

Edição: Mauro Ramos