COLETIVO

Campanha arrecada recursos para construção de Casa de Cultura no DF

Projeto será desenvolvido no Centro de Formação Gabriela Monteiro, em Brazlândia

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Casa da Cultura será construída em Centro de Formação que existe desde 2003 - Arquivo MST - DFE

Faltam quatro dias para o encerramento da campanha de financiamento coletivo para a construção da Casa da Cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Distrito Federal e Entorno. A casa será construída no Centro de Educação Popular e Agroecologia Gabriela Monteiro, em Brazlândia no Distrito Federal.

Para a realização do projeto, o financiamento coletivo pretende arrecadar R$ 30 mil reais até o dia 6 de setembro. Até o momento, 73% do valor foi arrecadado. A campanha foi lançada no dia 6 de julho. Mas para receber o valor arrecadado, é preciso alcançar o valor da primeira meta, caso contrário todo o valor é devolvido a quem doou.

A Casa da Cultura foi projetada por egressos e estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, junto com militantes do MST - DFE. O espaço será construído com técnicas de bioconstrução e terá formato circular, com um espaço amplo para atividades diversas, sala de estudos, sala de descanso e copa de apoio.

O espaço será implantado em Brazlândia, Distrito Federal, à 35km do centro de Brasília, no Centro de Educação Popular e Agroecologia Gabriela Monteiro. O Centro ocupa uma área de aproximadamente 10 hectares e tem entre seus objetivos principais promover o desenvolvimento comunitário, cultural, agroecológico e de economia solidária na região.

“Um centro de formação como o Gabriela tem uma potencialidade muito grande, por isso é importante e interessante que a gente tenha espaços de alimentação, de plenária, precisamos de espaços de ciranda, precisamos de espaços de formação agroecológico e precisamos de diversos espaços que venham a contribuir e facilitar a formação do nosso povo. Não tínhamos espaços e estruturas fixas para que pudéssemos trabalhar a nossa cultura e a nossa arte. A partir da cultura é possível transformar e formar um sujeito inteligente, um sujeito político”, destaca Agostinho Reis, dirigente estadual do Setor de Produção do MST.

O Centro Gabriela Monteiro promove cursos de capacitação, centraliza ações de doação de alimentos no DF, acolhe visitantes e abriga eventos de formação e educação de trabalhadoras e trabalhadores em parceria com instituições de ensino, órgãos governamentais e ONGs, movimentos sociais e outras entidades.

 

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino